MotorPremium

Enxutos e poderosos

Audi A4 e A5 chegam ao País com motor compacto e potente 1.8 turbo FSI

Luiz César de Souza Pinto - Especial para Metrópole
22/02/2015 às 05:00.
Atualizado em 24/04/2022 às 00:17
MotorPremium ( Divulgação)

MotorPremium ( Divulgação)

De uns anos para cá, os engenheiros da indústria automobilística vêm quebrando a cabeça para desenvolver motores compactos e eficientes que proporcionem as mesmas emoções que motorzões sedentos por combustível. A Audi, uma das empresas que têm apostado fortemente nesse caminho conhecido como downsizing (enxugamento, em português), mostra o resultado desses avanços em dois modelos da linha 2015 que chegam agora ao Brasil: o sedã e a perua A4 e o cupê A5 trocaram o antigo motor 2.0 TFS pelo moderno propulsor 1.8 turbo FSI.   Foto: Divulgação Embora esse novo motor 1.8 tenha 10 cv a menos do que o 2.0, na prática, a performance de ambos se equivale (veja quadro na página ao lado) e ainda houve ganho de 2 kgfm no torque, proporcionando melhor desempenho em giros mais baixos (em situações de arrancadas e retomadas de velocidade, por exemplo). Além de menor, o motor 1.8 turbo utiliza um novo sistema de injeção de combustível criado pela Audi, que combina injeção indireta (MPI) com a direta (FSI). A primeira funciona em momentos de velocidade média constante, reduzindo o consumo e emissões; a segunda entra em ação durante a partida e em situações em que o motorista pisa fundo no acelerador.   Foto: Divulgação Essas mudanças, somadas ao menor peso do conjunto motor/transmissão – com 3,5 quilos a menos – e à tecnologia start-stop (que desliga o motor em pequenas paradas, como num semáforo, e religa automaticamente quando o motorista libera o pedal do freio), geram uma economia de até 21% no consumo de gasolina, tanto no novo Audi A4 como no cupê esportivo A5.Performance tem até ganho Os números divulgados pela Audi revelam que o desempenho da motorização antiga e da atual praticamente empatam, apesar de o consumo ter sido reduzido. No A4, o zero a 100km/h agora é feito em 8,3 segundos – antes, eram 8,2. A velocidade final, que era de 226km/h, agora fica em 225km/h. O consumo médio subiu de 14,1km/l para 17,2km/l.   Foto: Divulgação Já o cupê A5 com o novo motor 1.8 conseguiu ser mais rápido do que seu antecessor. De acordo com dados apresentados pela marca, o modelo cumpre o 0 a 100km/h em 8,4 segundos, contra 8,6 do A5 anterior, enquanto o consumo médio de gasolina passou de 13,8km/h para 16,9km/l. A velocidade máxima é de 200km/h.Mais tecnologia e entretenimento Além do motor 1.8 turbo FSI e do start-stop, as demais novidades no A4 e no A5 são pontuais. O A4 vem equipado com sensor de estacionamento traseiro, sensor de chuva e crepuscular, freio de estacionamento eletrônico, novos frisos nos vidros e rodas aro 18 na versão topo de linha Ambiente. Dentro da cabine, a diferença mais visível no A4 é o volante multifuncional com base esportiva achatada e borboletas na parte posterior para trocas de marchas no modo manual. O rádio MMI Plus agora tem tela de sete polegadas e capacidade para armazenar 20 GB.   Foto: Divulgação Já no A5, o volante continua redondo e as rodas são sempre de 17 polegadas, mas o modelo traz na versão Ambiente o rádio MMI Plus com sistema de navegação e o Audi Connect, que possibilita acessar várias funções de informação e entretenimento, inclusive imagens do Google Earth e do Google Maps Street View. O sistema ainda oferece wi-fi a bordo, que permite conectar à internet dispositivos móveis como celulares e tablets, além de ter um disco rígido com capacidade para 20 GB para armazenar mapas, músicas e o que mais o proprietário quiser.   Preços:A4 Attraction 1.8 TFSI – R$ 138.990A4 Ambiente 1.8 TFSI – R$ 147.990A4 Avant Ambiente 1.8 TFSI – R$ 152.990A5 Sportback Attraction 1.8 TFSI – R$ 155.990A5 Sportback Ambiente 1.8 TFSI – R$ 167.990

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por