Estreia 1º de maio

Wilson Simoninha participa de novo vídeo do Instituto Anelo

Produção será lançada nas plataformas online para celebrar o Dia Internacional do Trabalhador

Do Correio.com
28/04/2022 às 15:47.
Atualizado em 28/04/2022 às 15:47
Simoninha com os músicos Levi Macedo Lima, Josimar Prince e Luccas Soares (Kaique Brito)

Simoninha com os músicos Levi Macedo Lima, Josimar Prince e Luccas Soares (Kaique Brito)

Para celebrar o Dia Internacional do Trabalhador, o Instituto Anelo promove o lançamento em vídeo da música “Carapuça”, de autoria de Luccas Soares,fundador e coordenador geral da instituição.

A produção audiovisual conta com a participação do cantor, compositor e produtor musical Wilson Simoninha. A estreia será no dia 1º de maio, no YouTube, Facebook e Instagram da instituição.

O Instituto Anelo é uma associação civil sem fins lucrativos que oferece aulas gratuitas de música na região do distrito do Campo Grande, em Campinas.

Projeto

Carapuça é o segundo projeto do grupo Pretas & Pretos, núcleo artístico que reúne apenas músicos negros ligados ao Instituto Anelo - o primeiro foi, justamente, uma versão de Tributo a Martin Luther King, de Wilson Simonal (1938-2000), pai de Simoninha, cujo lançamento ocorreu em 20 de novembro de 2021, ou seja, no Dia da Consciência Negra.

Simoninha, que afirma já ter ficado muito feliz com a homenagem feita pelo Anelo ao seu pai, disse que foi uma alegria muito grande poder participar pela primeira vez de um projeto ao lado dos músicos do Instituto. 

A música

Com Carapuça, Luccas Soares propõe uma reflexão sobre temas pertinentes ao momento delicado pelo qual o país passa, tais como racismo, carestia e precarização do trabalho. Não por acaso, a estreia será às 4 horas da manhã, horário em que parte significativa da população brasileira acorda diariamente para trabalhar.

A letra demorou quase um ano para ficar pronta. Luccas conta que começou a compor na manhã do dia 6 de junho de 2021, um domingo, e só terminou a letra praticamente na véspera da gravação. Entre as alterações feitas em relação à ideia original, ele cita o trecho final, incluído por sugestão de sua esposa, Geiza, para quem faltava um “alívio”, uma vez que a letra era “pancada” do começo ao fim.

O título da canção, por sua vez, saiu de uma conversa entre Luccas Soares e Sérgio Britto, dos Titãs, banda parceira do Instituto Anelo desde 2018. Como esta é a primeira vez que o Anelo lança uma música mais ácida, Luccas expressou a Britto o seu temor de que a canção fosse mal interpretada, de que as pessoas pensassem que a letra fala especificamente sobre alguém. A resposta que ouviu foi: “A música é pra quem vestir a carapuça”.

Serviço

Lançamento do vídeo Carapuça em comemoração ao Dia Internacional do Trabalhador

Quando: 1º de maio de 2022 (domingo)

Horário: 4 horas da manhã

Plataformas: YouTubeFacebook e Instagram

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por