registro

Vozes femininas relatam a guerra da Ucrânia

O valinhense Gustavo Gumiero lança audiobook do livro “Gritos da Guerra”, gravado no estúdio do Instituto Anelo, e relembra os dois anos do conflito Rússia – Ucrânia

Cibele Vieira/ [email protected]
10/03/2024 às 15:07.
Atualizado em 10/03/2024 às 15:07
O valinhense Gustavo Gumiero lança audiobook do livro “Gritos da Guerra” (Divulgação)

O valinhense Gustavo Gumiero lança audiobook do livro “Gritos da Guerra” (Divulgação)

O mês de março é das mulheres, mas nem todas as homenagens são festivas. O sociólogo e escritor Gustavo Gumiero acaba de disponibilizar em plataforma virtual o audiobook “Gritos da Guerra – O conflito Rússia-Ucrânia na voz das mulheres que sofrem”. É um registro do livro homônimo, de 2023, que aborda essa guerra sob o olhar feminino.

A obra, disponível na plataforma Spotify com um total de 3 horas e 13 minutos de gravação, contou com a participação de cantoras e colaboradoras do Instituto Anelo, que narraram os relatos das mulheres que testemunharam o primeiro ano de conflito. Em 24 de fevereiro, a guerra Rússia-Ucrânia completou dois anos.

No livro, o autor dá voz a pessoas comuns, que não estão no front de batalha e nem pegaram em armas, mas que foram as mais atingidas pela guerra. Gumiero coletou o depoimento de seis mulheres que tiveram suas vidas completamente mudadas assim que as tropas russas invadiram a Ucrânia. Para ele, “as mulheres, mesmo estando entre as maiores vítimas de qualquer conflito armado, possuem uma força e uma resiliência surpreendentes. A elas também não escapam detalhes que podem parecer fugazes aos olhos dos homens, mas que conseguem compor um retrato mais fiel de uma guerra”.

O audiobook foi produzido no estúdio de gravação do Instituto Anelo, entidade sem fins lucrativos que oferece aulas de música gratuitas para moradores da região do Campo Grande. Gumiero conta que quando lançou o livro impresso, recebeu o convite de Luccas Soares, coordenador geral do Instituto Anelo, para graválo em áudio, estreando o estúdio da entidade. “É uma grande satisfação ter meu livro gravado com vozes das participantes do projeto, pois dá um peso ainda maior para o sofrimento das mulheres nesse perverso conflito”, aponta o escritor.

“Como a guerra afetou a vida das mulheres foi o que procurei documentar nesta obra, pois o conflito marcou e marcará definitivamente a vida daquela gente. Como elas reagiram, o que sentiram e sentem. Reuni seis histórias que, apesar de diferentes entre si, mostram como a guerra é perversa. Como me disse uma das mulheres com quem conversei: em uma guerra são as pessoas comuns que mais sofrem”, afirma. Além do olhar feminino para o conflito, por personagens que vivenciaram e ainda enfrentam os horrores da guerra que já dura mais de dois anos, o autor contextualiza a questão geopolítica e de costumes que envolve os dois países.

Gustavo Gumiero é natural de Valinhos e hoje vive entre o Brasil e a Itália. É mestre e doutor em Sociologia pela Unicamp e se define como um "sociólogo de pensamento independente que se dedica a analisar criticamente as questões contemporâneas". Também é articulista e manteve, entre 2010 e 2020, uma coluna no Correio Popular, onde escrevia sobre temas do cotidiano. Ele já escreveu seis livros, sendo o “Gritos da Guerra” o mais atual. O audiobook “Gritos da Guerra – O conflito RússiaUcrânia na voz das mulheres que sofrem” está disponível no Spotify (link: bit.ly/gritosdaguerra). Outras informações: www.gustavogumiero.com.br 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por