programe-se

Virada SP acontecerá em três espaços de Campinas no segundo semestre

Uma maratona cultural de 24 horas está prevista para a cidade em agosto, movimentando o Centro e arredores com um circuito de atividades artísticas gratuitas

Cibele Vieira
26/05/2022 às 09:42.
Atualizado em 26/05/2022 às 09:42
A Estação Cultura será um dos espaços com programação na Virada SP (Cedoc)

A Estação Cultura será um dos espaços com programação na Virada SP (Cedoc)

Reserve o final de semana de 20 e 21 de agosto e prepare-se para viver uma maratona cultural. A cidade de Campinas vai integrar a Virada SP 2022 e, nestes dois dias, ocorrerão cerca de 50 atividades gratuitas em um circuito central passando por três espaços: o Museu de Imagem e Som (MIS), a Estação Cultura e o Teatro Municipal Castro Mendes. "Durante a realização da Virada, atividades culturais itinerantes ligarão os três espaços, convidando as pessoas a caminharem e experimentarem todas as atrações", explica o diretor de Cultura, Gabriel Rapassi. Ele ressalta que o projeto também vai fortalecer os artistas locais, além de propiciar grandes nomes da música contemporânea com atividades culturais interligadas. 

As 22 cidades selecionadas no interior (entre elas Campinas) e no litoral de São Paulo realizarão a maratona de 24 horas ininterruptas com atrações de diferentes linguagens nos formatos presencial, virtual e híbrido, reunindo artistas locais, nacionais e internacionais. "O projeto apresentado por Campinas e aprovado teve como foco a ideia de fortalecer a produção cultural da cidade, além de tornar o Centro da cidade um lugar aprazível, de convívio, um lugar onde se vive a cultura campineira. Tudo foi pensado para ir ao encontro da expectativa do público, que é retomar a rua com eventos culturais e voltar, após o período de pandemia, a ter um convívio com os espaços públicos", ressalta Gabriel. 

Para que a Virada SP 2022 seja realizada no segundo semestre, foram abertos editais no início do ano para que as cidades inscrevessem seus projetos, concorrendo ao orçamento de R$ 15,7 milhões destinado ao programa pela Secretaria Estadual de Cultura. O anúncio das 22 cidades selecionadas foi feito no início desta semana e na região, além de Campinas, somente Indaiatuba e Santa Bárbara d´Oeste foram selecionadas. Agora, após apresentarem a documentação, a programação será detalhada. A iniciativa faz parte do #JuntosPelaCultura2022, programa de difusão cultural ligado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo e gerido pela organização social Amigos da Arte.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por