CADERNO C

Virada cultural reivindica cotas trans no vestibular da Unicamp

Gratuito, o evento teve início ontem e segue até amanhã por iniciativa dos estudantes

Mariana Camba/[email protected]
25/03/2025 às 14:43.
Atualizado em 25/03/2025 às 14:43
 (Divulgação)

(Divulgação)

Atividades culturais, rodas de conversa, exibição de filmes e shows estão sendo realizados desde ontem (dia 24) – e prosseguem até amanhã (dia 26) – na programação da Virada TransCultural da Unicamp. O evento é gratuito e uma iniciativa do corpo estudantil, liderado pelo Núcleo da Consciência Trans da Unicamp, com a participação de pessoas trans na organização das dinâmicas. O objetivo é pressionar a aprovação das cotas trans na Universidade, pauta que será votada no dia 1º de abril por representantes da instituição. A expectativa é receber entre 4 e 5 mil pessoas durante os três dias de evento. 

Hoje, a programação tem início às 9h, com a mesa redonda "Conhecimentos em Trânsito: Por uma academia em transição", até às 10h30. Na sequência, haverá uma série de exposições e mostras culturais que exploram a interseção entre ciência, arte e cultura, além de a exibição de dois filmes com a temática trans. Durante o final da tarde e à noite, haverá quatro shows, sendo o último às 21h com uma atração surpresa. 

Amanhã, a programação começará às 10h, com a exibição do filme “Masculinidades Plásticas”. Às 14h, haverá uma roda de conversa sobre o universo do Vogue, com Majestade Babilônia, e o show de Oderiê às 17h. A noite será encerrada às 18h30 com uma performance que celebra as culturas trans e queer. 

De acordo com o coordenador da Virada TransCultural, Alu Vieira, esta é a segunda edição do evento, que no ano passado foi denominado "Festival das Cotas Trans", com uma programação menor, de dois dias. A atividade acontece intencionalmente neste momento para dar visibilidade à reivindicação uma semana antes da Unicamp votar a instituição ou não das cotas trans no vestibular. “Nós fizemos essa proposta, apresentada como um projeto, e ela será votada pelo Conselho Universitário, que conta com mais de 100 membros. Precisamos da maioria simples dos votos para que a demanda seja atendida.”

No dia 1º de abril, o grupo estudantil fará um ato – uma caminhada – que sairá do Ciclo Básico em direção à reitoria, onde a votação será realizada pelo Conselho Universitário. Segundo Vieira, o grupo propõe: a garantia de pelo menos uma vaga para pessoas trans em cursos com até 30 estudantes e duas cotas em cursos com mais de 30 vagas. O objetivo, ressaltou, ampliar o sistema de cotas – iniciado em 2017 pelas raciais – para mais grupos. “Se a pauta for aprovada, as demais decisões e posicionamentos que envolvem essa inclusão precisam ser tomados até maio, para que as cotas trans possam ser incluídas no vestibular da Unicamp de 2026.”

PROGRAME-SE 

Virada TransCultural da Unicamp 

Quando: Hoje, dia 25, a partir das 9h. Amanhã, dia 26, a partir das 10h 

Onde: Teatro de Arena da Unicamp, Rua Elis Regina, Cidade Universitária. 

Entrada gratuita 

Mais informações: Alu Vieira (11) 99289-3543 e Luara Souza (19) 98803-8488

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por