presença italiana

Veja programação do aniversário de 150 anos da Imigração Italiana no Brasil

Há 150 anos, os primeiros imigrantes italianos chegavam ao Brasil trazendo com eles muita cultura e força de trabalho, presentes nas regiões por onde passaram e onde se fixaram

Cibele Vieira/ [email protected]
21/02/2024 às 09:33.
Atualizado em 21/02/2024 às 09:33
O aniversário de 150 anos da Imigração Italiana no País, considerada um marco na história nacional, é celebrado oficialmente no dia 21 de fevereiro (Facebook)

O aniversário de 150 anos da Imigração Italiana no País, considerada um marco na história nacional, é celebrado oficialmente no dia 21 de fevereiro (Facebook)

A região de Campinas tem uma forte influência italiana que pode ser observada nas manifestações culturais, gastronômicas e também nos negócios. Em Vinhedo, será aberta nesta quarta-feira (21) uma exposição em celebração aos 150 anos da imigração italiana, no Memorial do Imigrante ‘Tuto Gasparini’. Em Campinas, a Câmara Municipal realiza às 17h desta quarta-feira uma reunião solene com representantes das entidades italianas da cidade e, como complemento da homenagem, manterá a fachada externa do prédio do Legislativo iluminada com luzes vermelha, branca e verde, que são as cores da bandeira italiana. Já a Semana da Comunidade Italiana em Campinas, onde são realizados diversos eventos, acontece entre 14 e 21 de abril.

O aniversário de 150 anos da Imigração Italiana no País, considerada um marco na história nacional, é celebrado oficialmente no dia 21 de fevereiro (Dia do Imigrante Italiano). A data remete à chegada do navio “La Sofia” ao Porto de Vitória, no Espírito Santo, em 1874, com 388 italianos a bordo. Este foi o primeiro grupo que chegou ao Brasil vindo da Itália. Desta data a 1920, o País recebeu cerca de 3,3 milhões de imigrantes, sendo que 42% deles eram italianos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Vinhedo se engaja nas celebrações com a mostra de artes “Chiara, a Beleza da Arte em Vinhedo”, aberta ao público a partir de amanhã, dia 22. A artista plástica local Chiarina Viscardi, mais conhecida como Chiara, tem uma mistura de Brasil e Itália em sua vida e, recentemente, realizou sua terceira exposição internacional na Itália, na “Orto Sassolini Art Exhibition in Historic Larden”. Nesse evento, realizado em setembro do ano passado, a artista conquistou o 3º lugar com a obra “A violinista”. As obras e quadros inéditos da artista ficarão expostos até março no Memorial do Imigrante ‘Tuto Gasparini’.

A população da cidade também pretende participar da celebração virtual que está sendo promovida pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, com decorações inspiradas na gastronomia e tradições italianas. Até 27 de fevereiro, as pessoas podem dar vida às suas decorações inspiradas na Itália e compartilhar as fotos, que terão votação pública pelas redes sociais. A cidade preserva a tradição dos pioneiros por meio da Associação Italiana Vinhedense, que mantém o grupo folclórico de dança “La Bela Tarantella”, aulas do idioma e várias outras iniciativas com o propósito de manter viva a cultura e identidade italiana.

O presidente da entidade, Juliano Gasparini, conta que a cidade foi fundada por italianos que vieram trabalhar na região das fazendas de café. E assim foram criando suas próprias ferramentas para o trabalho no campo, divulgando suas comidas, como as massas, a porpeta e a polenta, entre outros. Quando aconteceu a derrocada do café, os italianos acabaram adquirindo terras e formaram as primeiras vilas, cada um trabalhando em um segmento, e deram, desde aquela época, um estilo europeu que ainda pode ser visto na arquitetura, gastronomia e artes de Vinhedo. A Associação Italiana foi criada em 25 de junho de 1902, na época com o nome “Società di Mutuo Soccorso Regina Margherita”.

CÂMARA DE CAMPINAS FAZ HOMENAGEM

Por iniciativa do presidente Luiz Rossini (PV), que é descendente de italianos, a Câmara Municipal de Campinas homenageia os imigrantes italianos com um encontro entre representantes da Secretaria Municipal de Cultura, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, do Consulado Honorário da Itália em Campinas, e da Casa D' Italia de Campinas. Nesse evento, será abordado o tema da imigração e apresentado o calendário de atividades previstas ao longo do ano na cidade.

MUSEU DA IMIGRAÇÃO EM SP

O Museu da Imigração em São Paulo promove vários programas especiais, entre os dias 21 e 25 de fevereiro, para relembrar essa história, oferecendo informações importantes e curiosidades sobre os milhares de italianos que passaram pela antiga Hospedaria de Imigrantes do Brás, onde está sediado o museu. O local ofereceu acolhida para cerca de 800 mil italianos de todas as 20 regiões da península europeia, que tiveram o Brasil como destino durante o final do século 19 e início do século 20. Algumas atividades são pagas, mas a visitação é gratuita no sábado, dia 24. Veja a programação completa no site: https://museudaimigracao.org.br

PROGRAME-SE:

Homenagem da Câmara de Vereadores de Campinas

Quando: Quarta-feira, dia 21, às 17h

Onde: Plenário do Legislativo, na Av. Eng. Roberto Mange, nº 66, bairro Ponte Preta

Entrada gratuita

Transmissão ao vivo pela TV Câmara no site: https://www.campinas.sp.leg.br

“Mostra Chiara, a Beleza da Arte em Vinhedo”

Quando: de 22 de fevereiro a 24 de março – visitação de segunda a sexta-feira das 9h às 17h, aos sábados das 9h às 12h e no último domingo do mês das 9h às 12h.

Onde: Memorial do Imigrante “Tuto Gasparini” - Av. dos Imigrantes, nº 605 - Jardim Itália, Vinhedo

Entrada Franca

Museu da Imigração em SP

Quando: de 21 a 25 de fevereiro

Onde: Museu da Imigração - Rua Visconde de Parnaíba, nº 1.316, Mooca - São Paulo

Informações sobre programação, horários e valores: https://museudaimigracao.org.br

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por