Cidade é retratada pelos fotógrafos peruanos Martín e Teo Chambi na mostra 'Machu Picchu: A Cidade Perdida dos Incas', em cartaz na Biblioteca Central
Machu Picchu em foto de Martín Chambi: cidade é considerada uma das maiores realizações arquitetônicas da humanidader (Divulgação)
A exposição fotográfica 'Machu Picchu: A Cidade Perdida dos Incas', com imagens dos fotógrafos peruanos Martin Chambi e seu neto Teo Alain Chambi, volta a ser exposta em Campinas, na Biblioteca Central da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Na abertura, nesta terça-feira (19), às 18h, o arquiteto peruano Denis Castro Perez falará sobre arquitetura e urbanismo nas culturas pré-inca e inca na conferência Machu Picchu e o Urbanismo Pré-Hispânico. Além dele, o engenheiro Julio Vera del Carpio, curador da exposição, também vai abordar o conceito da exposição, organizada pelo Consulado Geral do Peru. A mostra, que já foi apresentada na PUC-Campinas, Prefeitura de Campinas e Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, é composta por 50 imagens desta maravilha do mundo, considerada modelo de cidade sustentável pelos sistemas de infraestrutura e muros de arrimo adotados. A proposta dos fotógrafos foi mostrar ao público um exemplo perfeito de organização social e produtiva, administrativa e religiosa dos incas, bem como de seu planejamento urbano e controle territorial. Martin Chambi (1891-1973) foi um dos primeiros profissionais a fotografar Machu Picchu, em 1920. As imagens desta época retratam as construções agrícolas e urbanas. Também mostram a localização, o anoitecer e o amanhecer do santuário, uma das maiores realizações arquitetônicas e artísticas da humanidade. A Biblioteca Central César Lattes fica na Rua Sérgio Buarque de Holanda, Cidade Universitária, Barão Geraldo. O horário de visitação é de segunda a sexta, das 7h30 às 22h45.