EM CAMPINAS

Unicamp abre inscrições para aulas musicais gratuitas a crianças e adolescentes

Projeto Primeira Nota está na sua 9ª edição e atende jovens de 6 a 14 anos; interessados não precisam ter conhecimento prévio nem possuir instrumentos musicais

Da Redação/ [email protected]
23/01/2024 às 10:08.
Atualizado em 23/01/2024 às 10:08
Projeto inclui aulas de flauta, violino, viola clássica, violoncelo, contrabaixo, trompete, trombone, saxofone, clarinete e percussão (Divulgação)

Projeto inclui aulas de flauta, violino, viola clássica, violoncelo, contrabaixo, trompete, trombone, saxofone, clarinete e percussão (Divulgação)

A Unicamp abriu as inscrições para vagas no Projeto Primeira Nota, que oferece aulas de musicalização, canto e de instrumentos gratuitamente para jovens de 6 a 14 anos. A iniciativa, que funciona a partir da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de Campinas e o Instituto de Artes da universidade, está em sua nona edição e acontece através das atividades desenvolvidas no Centro Escolar Municipal de Música Manoel José Gomes (Cemmaneco), na Vila Marieta. Os formulários devem ser preenchidos no site https://educa.campinas.sp.gov.br/formularios-primeira-nota.

O projeto oferece aulas de teoria, prática de canto e de instrumentos, e atende prioritariamente estudantes de escolas municipais de Campinas com idade máxima de 15 anos. Além do canto, jovens a partir dos 11 anos interessados em instrumentos podem escolher até dois, entre: violino, viola clássica, violoncelo, contrabaixo, trompete, trombone, saxofone, flauta, clarinete e percussão. Os horários são estabelecidos no período contraturno da escola, durante a tarde para os mais novos e de noite para os adolescentes.

Não é preciso ter conhecimento musical prévio, nem mesmo o instrumento de interesse, que é fornecido pelo centro. A partir de 2024, o Primeira Nota vai permitir que os alunos levem para casa os instrumentos do projeto para que possam treiná-los fora dos horários das aulas. "Eles têm aqui na escola o material pedagógico oferecido por nós, um lanche, e toda a estrutura da escola de instrumentos e profissionais", explica a diretora educacional do Cemmaneco, Leila Sarubbi. Os professores dos cursos são estudantes de Música da Unicamp.

"Campinas é uma cidade enorme com tradição musical e não tem uma escola pública de música. Era algo que a gente queria muito fazer, montando essa estrutura para as crianças de 6 a 14 anos, que é a faixa etária que o projeto atende. Então nasceu dessa nossa visão de que um projeto assim poderia contribuir muito para a sociedade", completa Fernando Hashimoto, coordenador do projeto e Chefe do Departamento de Música da Unicamp.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por