Um dos núcleos independentes de produção e pesquisa de animação mais antigos e atuantes do mundo programou uma programação extensa para comemorar seus 50 anos
O Núcleo de Cinema de Animação de Campinas desenvolveu mais de 2.800 oficinas para atendimento de crianças e jovens, produziu 400 curtas-metragens e dois longas autorais (Rebeca Ribeiro/Mauricio Squarisi)
São 50 anos de histórias, inúmeros trabalhos desenvolvidos e propósitos alcançados. Para celebrar essa trajetória, o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas vai iniciar amanhã, dia 10, uma programação extensa, com diversas atividades gratuitas e abertas ao público. No total, serão duas semanas de rodas de conversa, exibições de animações, experiências com projetores 16mm e 35mm, encontros com profissionais que passaram pela instituição, exposição, dança e música. A programação terá uma pausa entre uma semana e outra, e o encerramento será no próximo dia 26.
As atividades serão abertas amanhã, às 16h, no Centro de Ciências, Letras e Artes de Campinas (CCLA). A atividade terá início com uma visita guiada à Exposição Comemorativa, que reúne desenhos originais, fotografias, alguns dos equipamentos usados no trabalho de animação – como mesa de luz, zootroscópio (aparelho óptico usado na ilusão de movimento). A proposta é que o público possa mergulhar no universo da animação e conhecer momentos marcantes e históricos da trajetória do Núcleo. Estará presente João Proteti, poeta, ilustrador e artista visual que mantém relação com o Núcleo desde seus primeiros anos.
Também amanhã, das 19h às 21h, haverá a "Noite Musical de Abertura", que promete envolver o público no CCLA, com apresentações musicais mescladas às exibições de dois curtas-metragens. São eles: “O Burrico e o Bem-te-vi", de Maurício Squarisi, produzido em 2008 e com 7 minutos de duração, e “Quem Sabe”, de Wilson Lazaretti, produção de 2001, com 4 minutos de duração. O Quinteto de Cordas da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas tocará “O Burrico de pau”, composição de Carlos Gomes que inspirou o curta de Maurício Squarisi. Haverá ainda uma apresentação da cantora Ná Ozzetti, acompanhada pelo músico José Alexandre Carvalho no contrabaixo.
Na sexta-feira, dia 11, a noite ficará por conta do "Baile 50 Anos", com a Banda Vitrine, que permeia todos os gêneros musicais.
No sábado, dia 12, a programação abre espaço para reflexão e valorização da memória do cinema de animação, com a roda de conversa "Núcleo de Animação: resistência, memória e preservação do audiovisual", com a presença dos animadores Alba Liberato, Lula Gonzaga e a roteirista Silvana Delacio.
Na sequência, às 18h, serão exibidos filmes autorais de Wilson Lazaretti e Maurício Squarisi e produções realizadas durante as oficinas. Um dos filmes é “O pão de cada dia”, de Maurício Squarisi (1992), com pouco mais de 2 minutos, que conta a saga de uma mulher que abandona as manifestações feministas e se deixa levar por seu instinto “devorador”. Na sequência, haverá dois filmes produzidos por Wilson lazaretti: “Boas festas (1982), com quase 5 minutos, aborda a história de um cometa que vem do céu à procura de um lugar para se instalar, e “Quando tudo passou” (2020), com pouco mais de 4 minutos, mostra uma cientista que, em seu laboratório, se depara com um grupo de borboletas na janela. Além desses títulos, serão exibidas mais quatro animações.
A programação de comemoração do cinquentenário prossegue do dia 23 a 26 de abril, com sessões de vários outros filmes de animação, inclusive de 35mm e 16mm, demonstrando o processo de produção de décadas passadas, que diferem completamente dos filmes digitalizados, e também trabalhos realizados nas “Oficinas 50 anos”, além debates sobre trilhas sonoras de animação.
O projeto “Núcleo de Cinema de Animação de Campinas: 50 anos” foi contemplado no Edital de Fomento à Cultura no ano passado. De acordo com a produtora executiva do evento e responsável pela grade de programação, Janice Castro, as atividades foram elaboradas para captar o público de todas as nuances e vertentes que compõe a história do Núcleo. “A instituição é responsável por fazer oficinas para ensinar a técnica da animação e a produção de filmes autorais. É muito importante trazer um panorama do Núcleo, seus parceiros e movimentar a cadeia do audiovisual no município. O objetivo é formar o público que consome e produz esse tipo de arte, para que as pessoas possam criar e perpetuar o audiovisual através do desenho animado.”
HISTÓRIA DE SUCESSO
Este é um dos núcleos independentes de produção e pesquisa de animação mais antigos e atuantes do mundo. Desenvolveu mais de 2.800 oficinas para atendimento de crianças e jovens, foram produzidos mais de 400 curtas-metragens e dois longas autorais. O Núcleo de Animação de Cinema de Campinas foi fundado em 1975 por Wilson Lazaretti e, desde 1979, conta com a colaboração de Maurício Squarisi.
PROGRAME-SE
Núcleo de Cinema de Animação de Campinas: 50 anos
✔ Dia 10 (amanhã)
Às 16h – Abertura da Exposição Comemorativa e visita guiada com os curadores, com participação especial do escritor João Protetti. A visitação poderá ser feita até o dia 26, de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 16h. No sábado, do dia 12, ficará aberta das 16h às 19h30 e, no dia 26, das 16h às 21h30.
Às 19h – Noite Musical com apresentações do Quinteto de Cordas da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas e de Ná Ozzetti, acompanhada pelo músico José Alexandre Carvalho
Onde: Centro de Ciências, Letras e Artes de Campinas, Rua Bernardino de Campas, nº 989, 1º andar, Centro
✔ Dia 11 (sexta-feira)
Das 19h às 23h – Baile 50 Anos
Onde: Clube Velha Guarda de Valinhos, Rua Vitaliano Pelegatti, nº 340, bairro Ponte Alta, Valinhos.
Reservar ingressos gratuitos pelo e-mail nucleoanimacaocps@gmail.com
✔ Dia 12 (sábado)
Às 16h – Roda de Conversa ‘Núcleo de Animação: resistência, memória e preservação do audiovisual’, com Alba Liberato (Salvador), Lula Gonzaga (Olinda) e Silvana Delacio (Olinda)
Às 18h – Exibição de filmes autorais de Wilson Antonio Lazaretti, Maurício Squarisi e de produções realizadas em oficinas, seguida de conversa com os diretores e Cândida Liberato (Salvador)
Onde: Centro de Ciências, Letras e Artes de Campinas, Rua Bernardino de Campos, 989, 1º Andar, Centro
✔ Dia 23 (quarta-feira)
Às 8h30 — Sessão de filmes do Núcleo com audiodescrição. Exclusivo para público do Centro Cultural Louis Braille
Onde: Av. Dr. Antônio Carlos Sáles Júnior, nº 600, Jardim Proença
Às 11h — Sessão de filmes com intérprete de Libras, exclusiva para estudantes e professores da EMEFEI Júlio de Mesquita Filho
Onde: Rua Francisco Antônio da Silva, nº 155, Jardim São Vicente.
✔ Dia 24 (quinta-feira)
Às 19h – Roda de conversa: projeção de filmes 35mm, com Wilson Lazaretti, Maurício Squarisi e Filipe Miranda
Às 20h — Roda de conversa: ‘Os próximos 50 anos do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas e da animação brasileira’, com Camila Kater (Itatiba), Samuel Mariani (Itatiba) e Heloisa Alvim (RJ)
Onde: Laboratório de Imagem e Som da Unicamp (LIS), Avenida Érico Veríssimo, nº 500, Cidade Universitária. O acesso ao LIS é pelo jardim do Centro de Convenções da Unicamp
✔ Dia 25 (sexta-feira)
Às 19h – Roda de conversa: projeção de filmes 16mm, com Wilson Lazaretti, Maurício Squarisi e Lucas Veja
Às 20h — Roda de Conversa: ‘Os frutos do Núcleo e seus trabalhos’, com Filipe Miranda, Flávia Godoy e João Pedro Felipe Silva
Onde: Laboratório de Imagem e Som da Unicamp (LIS), Avenida Érico Veríssimo, 500, Cidade Universitária. O acesso ao LIS é pelo jardim do Centro de Convenções da Unicamp.
✔ Dia 26 (sábado)
Às 16h – Bate-papo e exibição das animações realizadas nas ‘Oficinas 50 anos’
Às 18h – Roda de Conversa: Trilha Sonora na Animação, com Jara Carvalho, Eduardo Virgílio e Wandi Doratiotto
Às 19h – Noite Musical de Encerramento, com Último Tipo, Wandi Doratiotto e Cia.
Onde: Centro de Ciências, Letras e Artes de Campinas (CCLA) - Rua Bernardino de Campas, 989, 1º andar, Centro.
Informações: https://ncacampinas.org.br/
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram