O Centro Cultural Casarão recebe neste domingo o espetáculo que homenageia artistas importantes da história do circo
Os palhaços Cuíca, Batatinha e Paçocão farão amanhã uma apresentação gartuita que relembra Piolin e Benjamim, referências da palhaçaria e da história do circo (Divulgação)
Como seria hoje um possível encontro entre Piolin e Benjamim de Oliveira, referências importantes da palhaçaria e da história do circo? A resposta está no espetáculo de 55 minutos interpretado pelos palhaços Cuíca, Batatinha e Paçocão, que terá apresentação única e gratuita em Campinas neste domingo (13), às 19h, no Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, com realização conjunta das companhias paulistas de teatro Cínica e Canta Circo. A classificação etária é de 14 anos.
"O Fabuloso encontro dos palhaços Piolin e Benjamim" desvenda um pouco a vida, a obra e o pensamento desses dois grandes nomes do circo e do circo-teatro. Benjamim de Oliveira (1870-1954), nascido em Pará de Minas, MG, é considerado o pai do circoteatro e o primeiro palhaço negro no Brasil. Abelardo Pinto (1897-1973), o palhaço Piolin, nasceu em família circense de Ribeirão Preto e além de palhaço atuou como artista múltiplo (malabarista, contorcionista, mímico e músico). Graças a sua importância na arte circense, teve sua data de nascimento (27 de março) transformada em Dia Nacional do Circo.
"No espetáculo procuramos imaginar o que esses grandes personagens pensariam sobre o futuro deste fazer artístico em um imaginário de 2022", conta o diretor Alexandre Roit. Essas e outras questões, misturadas a números musicais, entradas cômicas e cenas do circo-teatro, buscam trazer nesse encontro o legado da tradição milenar que, segundo Roit, "até hoje busca, aos trancos e barrancos, manter seu fazer artístico com garra e beleza".
PROGRAME-SE
Espetáculo “O Fabuloso Encontro dos Palhaços Piolin e Benjamim”
Quando: domingo, 13/11, às 19h
Onde: Centro Cultural Casarão - R. Maria Ribeiro Sampaio Reginato, s/n, Barão Geraldo.
Entrada gratuita
Informaçoes: 3287-6800 ou Facebook: @centroculturalcasarao