O festival da Casa de Cultura Aquarela, que deveria ter sido realizado apenas durante o mês de março, prorrogou as atividades e termina hoje, com várias atividades gratuitas
Peças teatrais, rodas de conversa, shows musicais, oficinas e exposição estão na programação do festival (Divulgação)
O GrandEArte 2024, um festival que envolveu diferentes artes e foi acompanhado por cerca de 3 mil pessoas no período entre 2 e 27 de março, deu uma esticadinha na programação e termina somente neste sábado (13), com outras sete atividades gratuitas. Oficina e espetáculo teatral, roda de conversa literária, exposição e shows ocupam a tarde e parte da noite na Casa de Cultura Aquarela, para marcar o encerramento da 13ª edição do encontro de artes.
“Ao longo de mais de três décadas de ativo trabalho junto à uma comunidade carente da periferia de Campinas, encerramos mais uma edição, com as artes de março fechando o Verão e com essa canja extra na programação”, diz o teatrólogo Marcos Brytto, gestor do coletivo.
Foram realizados, durante o festival em março, 10 minicursos de capacitação profissional nas artes de cena e contação de histórias, oito shows, 11 rodas de conversa sobre artes da cena com as premissas indígena, africana e ibérica, além de três maratonas (sendo a primeira de cenas curtas, a segunda de contação de histórias e a terceira, circense).
Para fechar o circuito de maratonas, será realizado no domingo (14) o espetáculo “Histórias que a Passarinha me contou”, do Coletivo Garatuja.
O festival é realizado em março para celebrar algumas datas comemorativas como o “Dia Internacional do Contador de Histórias” (20 de março) e o “Dia internacional do Teatro” (27 de março), enfatizando que no meio dessas datas ainda há o “Dia Contra a Discriminação Racial” (21 de março), “Dia mundial do Poeta” (21 de março) e “Dia Nacional do Circo (27 de março).
UM SÁBADO AGITADO
A programação deste sábado (13) é totalmente gratuita e começa às 14h com o Grupo Impostura - mente criativa por trás da peça Pavilhão Cabaré – com uma oficina sobre maquiagem e, às 17h, o Sarau Cabaré.
Às 15h, o Coletivo Passarinha assume o palco com uma abordagem lúdica e crítica à sociedade do consumo e do descarte. O espetáculo será “Histórias que a Passarinha me Contou – Episódio Terra” e promete uma jornada em prol da sensibilização ambiental, levando o público a refletir sobre a transição entre a abundância e a aridez da natureza.
A roda de conversa sobre o livro “Expressões Literárias Migrantes”, de Paulo Daniel Farah, será mediada por João Adriano Mucupera (início às 16h) e antecede a abertura da exposição “Um Urbanista da Memória”, com obras do moçambicano Jorge Dias (17h). Com uma carreira multifacetada e uma trajetória que abrange desde as raízes moçambicanas até além-fronteiras, Jorge Dias ganha espaço no cenário artístico contemporâneo e atua como diretor do Centro Cultural Brasil-Moçambique.
Os shows musicais começam às 19h com o multiartista Tomzinho Riscarolli mostrando seu musical "Retrovisor, uma viagem musical", com uma playlist de várias décadas e estilos.
Às 20h30, tem início o show de encerramento com a banda campineira Lamúria, formada por Grizz, Toth e Gabriel Pinheiro. Com letras contundentes e uma sonoridade que mescla diferentes gêneros, o grupo tem uma abordagem autêntica ao explorar temas sociais, políticos e emocionais.
PROGRAME-SE
Encerramento do Festival GrandEArte
Quando: sábado (dia 13), das 14 às 21h
✔ 14h – Oficina Teatral A Linguagem do Cabaré na Prática – Expressões Visuais e Estéticas: Maquiagem com Coletivo Impostura
✔15h - Espetáculo Teatral Histórias que a Passarinha me contou - Episódio Terra com Coletivo Passarinha
✔ 16h - Roda de Conversa sobre o Livro: “Expressões Literárias Migrantes”, de Paulo Daniel Farah, com João Adriano Mucupera – Projeto Intervozes
✔ 17h – Exposição “Um Urbanista da Memória” Obras de Jorge Dias – Moçambique, com curadoria da Casa de Cultura Aquarela
✔ 18h - Oficina Teatral “Sarau Cabaré” com Coletivo Impostura
✔ 19:00 - Show ao vivo “Retrovisor: Uma viagem musical” com Tomzinho Riscarolli
✔ 20:30 - Show ao vivo “Poesia Suburbana” com Lamuria Rataria
Onde: Casa de Cultura Aquarela – Rua Antônio Carlos Neves, 338 - Chácaras Campos Elíseos, Campinas
Entrada Gratuita
Informações: Instagram @aquarelacultura
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.