CORREIO CULTURAL E EVENTOS

Um momento de dança para conhecer a ginga do break

O breaking – também conhecido como break dance – é uma mistura de esporte e arte que se tornou modalidade olímpica e terá amanhã apresentação especial durante o evento

Da Redação
04/05/2024 às 10:29.
Atualizado em 04/05/2024 às 10:29
Destaque nas competições nacionais, a B-Girl Marininha fará uma performance de breaking, às 14h deste domingo, na sede do jornal (Alessandro Torres Divulgação)

Destaque nas competições nacionais, a B-Girl Marininha fará uma performance de breaking, às 14h deste domingo, na sede do jornal (Alessandro Torres Divulgação)

Uma das novidades das Olimpíadas de Paris 2024 é o breaking, que se tornou esporte olímpico recentemente e terá equipes do mundo inteiro disputando as primeiras medalhas da história dessa modalidade. Em Campinas, a B-Girl Marininha é destaque nas competições nacionais e estava no ranking das atletas com chance de integrar a seleção brasileira, mas o País não formou uma equipe feminina. Marina Amadeu, formada em Dança pela Unicamp e primeira colocada no Cypher Red Bull SP 2023, estará no evento do Correio Popular neste domingo (5), às 14h, quando fará uma apresentação solo de três minutos. 

“É um privilégio poder participar desse evento e levar minha arte para homenagear, através da cultura hip hop, as mães ali presentes”, comenta a atleta. A campineira Marina Amadeu é ginasta desde os 5 anos de idade e o grupo do qual participava fazia muitos trabalhos artísticos, misturando ginástica com a dança contemporânea e circo. Depois de formada no curso de Dança na Unicamp, conheceu o breaking e comenta que “foi a mistura perfeita: a dança com movimentos de força e acrobáticos”. O fato dessa modalidade ter se tornado um esporte olímpico é positivo, segundo a atleta, “para que o breaking não seja mais visto apenas como uma dança marginalizada por ter suas origens na rua”. 

Atualmente, Marina integra duas equipes de breaking em Campinas (‘Mos Crew’ e ‘Eclipse Cultura e Arte’), mas mantém suas viagens para competições com renda própria, proveniente das aulas de dança. 

Ela relata que as mulheres estão conquistando espaço aos poucos e têm se destacado na cena nacional e internacional, mas ainda é uma modalidade com raiz cultural essencialmente masculina. Com origens no hip hop, o breaking surgiu como um estilo de dança urbana criado nos Estados Unidos na década de 1970.

PROGRAME-SE

Evento da família em homenagem ao Dia das Mães

Quando: Dia 5 de maio, domingo, das 9h às 16h30

Onde: Sede do Correio Popular – Rua Sete de Setembro, nº 189 – Vila Industrial

Entrada Gratuita

Inscrições para as palestras pelo fone (11) 96058-9100

Informações: Tel.: (19) 3772 8000 – Instagram @correiopopular

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por