Temporada gratuita começa nesta sexta-feira, às 20h, e prossegue até 21 de abril, sempre às sextas, sábados e domingos
Jô Soares atuou na direção de ‘Gaslight, uma Relação Tóxica’, acompanhando de perto a concepção da encenação, além de trabalhar na tradução e adaptação do filme, de 1944, para o teatro (Priscila Prade)
Último trabalho de Jô Soares no teatro e uma das peças de maior sucesso da história da Broadway, “Gaslight, uma Relação Tóxica” terá seis apresentações gratuitas no Teatro do Sesi Campinas Amoreiras. A temporada começa nesta sexta-feira (12)e prossegue até o dia 21 deste mês, às sextas, sábados e domingos.
Baseada no filme homônimo sobre abuso psicológico nos relacionamentos afetivos (significado do termo Gaslight), a peça retrata um casal em conflito. No início do casamento, Jack (Giovani Tozi) se mostrava doce e apaixonado. No entanto, sob a alegação de que sua mulher Bella (Érica Montanheiro) sofre de algum tipo de desequilíbrio mental, revela-se um homem impaciente e menos cordial. A esposa sente que está ficando louca, mas, ao buscar o amparo do companheiro para lidar com a suposta doença, encontra apenas a resistência do homem, que justifica não ter mais forças para lidar com a situação. A complicação do diagnóstico de Bella é acompanhada de perto pela fiel governanta Elizabeth (Mila Ribeiro) e pela jovem e extrovertida Nancy (Maria Joana), a nova arrumadeira do casarão. Ralf (Gustavo Merighi, alternando com Leandro Lima), um inspetor de polícia bem-humorado, possui uma ligação curiosa com a casa, agora habitada pelo casal. Essa relação pode despertar fantasmas do passado que ainda habitam os cômodos com seus segredos e pode revelar grandes surpresas.
O espetáculo marcaria a volta de Jô aos palcos como diretor, quatro anos após dirigir e atuar em “A Noite de 16 de Janeiro”. Com cenário de Marco Lima, figurino de Karen Brusttolin, iluminação de César Pivetti, e trilha sonora original de Ricardo Severo, a montagem era cuidada de perto por Jô Soares, que trabalhou na concepção da encenação até os últimos dias.
A versão brasileira começou a ser gestada em 2018. “Gaslight nasceu numa noite de cinema no apartamento do Jô, quando nós dois assistíamos à versão cinematográfica, de 1944, estrelada por Ingrid Bergman. Fiz o convite arriscado para levarmos a história aos palcos e ele topou”, conta o ator e idealizador do projeto Giovani Tozi, também produtor do projeto ao lado da produtora e fotógrafa Priscila Prade.
PROGRAME-SE
Peça ‘Gaslight, uma relação tóxica’
Quando:
✔ 12 e 19 de abril | Sextas às 20h
✔ 13 e 20 de abril | Sábados às 20h
✔ 14 e 21 de abril | Domingos às 19h
Onde: Teatro do Sesi Campinas Amoreiras – Av. das Amoreiras, 450, Campinas Recomendado para maiores de 12 anos.
Duração – 90 minutos.
Apresentações gratuitas Ingressos devem ser reservados no site do Sesi Campinas Amoreiras
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.