O novo título apresenta novidades profundas, mudando a perspectiva de que é uma mera atualização dos pilotos e dos carros
Fãs de Fórmula 1 e videogame conhecem e aguardam o ano todo pelo lançamento do esporte. O novo Fórmula 1 2012, da Codemasters, continua agradando aos entusiastas, porém, não escapa de uma ou outra crítica.
O novo título apresenta novidades profundas, mudando a perspectiva de que é uma mera atualização dos pilotos e dos carros.
Entre as boas novas estão o Grande Prêmio dos Estados Unidos no Circuito das Américas, em Austin, Texas, que estreia na Fórmula 1, e o retorno do famoso circuito de Hockenheim, na Alemanha.
Mesmo se tratando da quarta edição do jogo, os novatos são um público com o qual a Codemaster parece se preocupar. O tutorial é muito bem detalhado.
As lições seguem no esquema de missões curtas, que mostram como fazer uma boa curva, os momentos ideais para acelerar, frear e até quando usar o KERS e o DRS. Sendo um bom aluno, a licença pode demorar até uma hora para terminar.
Sucesso entre quem já pilota desde 2009, o modo de carreira conta com melhorias nos bastidores.
Agora, o gamer terá que lidar com e-mails e dança nos bastidores para subir de equipes menores até uma de ponta (Ferrari, RBR e McLaren) e, assim, disputar a liderança de pilotos e construtores.
No geral, a dificuldade e a jogabilidade sofreram ajustes menos exigentes, mas se engana quem pensa que não será mais preciso configurar controle de tração, frenagem automática e outros tipos de ajuda, que podem ser desligadas a qualquer momento.
O modo on-line está presente e os produtores garantem que a resposta com o servidor será mais rápida (ping), deixando o controle do carro mais próximo ao real.
Porém, a perda mais sentida será do modo Grand Prix. Nele, era possível jogar como um dos pilotos reais por uma temporada inteira. No novo título, a única opção para jogar com o piloto favorito é na Corrida Rápida, já que o modo carreira gira em torno de um piloto criado pelo gamer.
Graficamente, o jogo não teve grandes avanços e continua superior na versão para PC. O game está disponível para PlayStation 3 e Xbox 360.
Infelizmente, ambos não contam com suporte para sensores de movimento Move e Kinect. Assim como nas versões anteriores, o game é todo traduzido para o português. Basta acelerar.