Música ao vivo

Trio Ventura mostra seu CD no Almanaque Café

Primeiro disco, de música instrumental, distribuído pelo selo Tratore, leva apenas o nome do grupo

Eduardo Gregori
23/10/2012 às 18:58.
Atualizado em 26/04/2022 às 19:51

O que começou como um flerte musical entre a pianista Janice Pezoa, o contrabaixista Bruno Buzzo e o baterista Marcos Rocha resultou em um álbum autoral e independente. 'Ventura', segunda das dez faixas, batiza o trabalho e também a união entre os três músicos campineiros. O trio faz nesta quarta-feira (24), às 21h, no Almanaque Café, o lançamento oficial do álbum, que será distribuído pelo selo Tratore. “Eu tocava com o Big Chico no Bar Pessoa, onde a Janice também trabalhava. Quando começamos a tocar juntos em eventos, mostrei algumas das minhas composições e propus tocarmos. Chamamos o Marcos e decidimos investir em um álbum”, lembra Buzzo, que assina oito das dez composições do disco.

Da escolha do repertório, ensaios, gravação em Campinas e a masterização em São Paulo, foram 12 meses de trabalho. “Eu gosto de jazz contemporâneo, então mostrei para a Janice compositores que eu ouço muito, como Avishai Cohen, Steve Coleman e Kurt Rosenwinkel. Queria colocar essas referências no nosso disco”, disse o contrabaixista. O trio então mergulhou na música dos três compositores da atualidade, bebendo mais da fonte do contrabaixista israelense Avishai Cohen. “Ficamos enlouquecidos com o trabalho dele, porque é diferente de tudo que conhecemos na música instrumental. A música do Cohen tem uma influência grande do folclore israelita. Compramos um songbook e estudamos. Por isso ele é uma grande influência nas composições do Bruno”, explica Janice.

Apesar da influência, o trio prefere não definir Ventura em apenas um estilo, isso significaria encaixotar o álbum em um rótulo, que provavelmente não representaria toda a carga musical colocada nele. Janice tem mais de 20 anos de estrada, passou por conservatório, formou-se na Faculdade de Música da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e por quatro anos foi pianista da Orquestra Sinfônica Municipal (OSM); Bruno e Marcos têm menos tempo de carreira. Formados pela Unicamp, têm como grande influência o jazz contemporâneo.

“A música erudita tem um peso imenso na minha formação e isso reflete nas minhas composições e na maneira que eu toco. Conheci o jazz na faculdade, quando fiz piano popular. No Brasil, a linguagem jazzística teve mais espaço com a bossa nova e com o desenvolvimento da música instrumental. Então o que fazemos é música instrumental brasileira, que tem um pouco de tudo”, explica a pianista.

O próximo passo do trio é levar o Ventura para outras cidades e até para o Exterior. Antes mesmo do lançamento, os músicos buscam apoio em leis de incentivo e projetos culturais. “Queremos participar de projetos estaduais e fazer circuitos como o do Sesi e do Sesc. Quanto mais oportunidade de mostrar o trabalho no Brasil, mais chances também de levar o jazz brasileiro para outros países”, avalia Buzzo.

A apresentação desta quarta terá a participação dos músicos convidados que tocaram no disco, entre eles Flávio Corilow, no sax alto; Vinicius Corilow, no sax tenor; Gustavo Scaranelo, no violão; e Beto Kobayashi , na guitarra.

Serviço

Lançamento CD Ventura

Nesta quarta-feira (24), às 21h

No Almanaque Café (Av. Albino José Barbosa de Oliveira, 1.240 -, Barão Geraldo) - Campinas. Telefone: (19) 3249-0014

Couvert: R$ 15,00

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por