Percussão, guitarra e contrabaixo dão o tom nessa apresentação que rompe a barreira imaginária entre as músicas erudita e popular
Os músicos do grupo Retrato Brasileiro prometem uma apresentação especial que se traduz em uma experiência artística guiada pelo afeto (Nina Pires)
O universo musical brasileiro sobe ao palco com o trio de sonoridade inovadora e que coloca lado a lado compositores de diferentes estilos, épocas e linguagens. É a proposta do grupo Retrato Brasileiro, que se apresenta amanhã, às 19h, na Rabeca Cultural, com um repertório carregado de influências de ritmos da América Latina, como o choro, samba, baião, rumba, zamba, bambuco, pasillo e chacarera. O concerto dos músicos Gabriel Peregrino na percussão (vibrafone), Guilherme Saka na guitarra e Théo Fraga no baixo acústico, terá composições autorais e releituras com momentos de improviso.
"O trio Retrato Brasileiro traz ao público uma potente experiência artística guiada pelo afeto, que se faz presente na relação dos músicos entre si e dos mesmos para com a música", adianta Kha Machado, produtor da Rabeca Cultural.
Com a inovadora formação, o trio apresenta composições e arranjos que misturam a escrita minuciosa e artesanal ligada à música erudita com momentos de espontaneidade comuns na música popular. Os arranjos exploram também os coloridos sonoros que a combinação do vibrafone, baixo acústico e guitarra proporcionam.
O trio de formação camerística foi criado em 2015, no Departamento de Música da Unicamp, onde os músicos estudavam. A proposta, desde o início, é de pesquisar e redescobrir a obra de diversos segmentos da música brasileira. A estreia foi em 2016 durante o Festival Imagine Brazil, onde venceu por unanimidade do júri. Em 2017 foi realizada a primeira turnê europeia em cidades da Holanda e Espanha. Em 2018 o trio integrou como convidado os festivais "Gramado in Concert" e "Chorando Sem Parar". Em 2019 foi lançado o primeiro EP “Suítes Brasileiras”, que é fruto do show de estreia do grupo.
PROGRAME-SE
Show do grupo Retrato Brasileiro
Quando: domingo, 16/10, às 19h
Onde: Rabeca Cultural - Av. Dona Maria Franco Salgado, 250, Sousas
Ingressos: De R$ 20,00 (meia-entrada antecipado) a R$ 50,00 (inteira na hora)
Informações: WhatsApp (19) 99720-6186 ou Instagram: @rabecacultural