do sonho para o palco

Técnico de enfermagem vira vários personagens para visitar pacientes de hospitais em Campinas

Vivência vira espetáculo teatral que será encenado no Teatro Castro Mendes

Aline Guevara/ [email protected]
28/12/2022 às 09:37.
Atualizado em 28/12/2022 às 11:11
O Homem-Aranha foi seu primeiro personagem (Arquivo pessoal)

O Homem-Aranha foi seu primeiro personagem (Arquivo pessoal)

Ao vestir a máscara do Homem-Aranha, a capa do Superman e o chapéu do Carlitos, de Charlie Chaplin, Mario Antonio de Lima desempenha o papel de herói na vida real. Há mais de três anos o técnico de enfermagem usa cada um dos personagens para levar afeto, descontração e esperança aos pacientes de hospitais de Campinas. O sonho, no entanto, tem levado Mario para além das enfermarias: ele entende que compartilhar sua vivência pode ser a maneira de manter o projeto vivo e em expansão para o restante do Brasil. Ele decidiu fazer isso através dos palcos, a partir de um espetáculo teatral que idealizou e que será apresentado no Teatro Castro Mendes em janeiro. A peça "Um Dia Eu Sonhei" faz parte da programação da Campanha de Popularização do Teatro 2023, em Campinas.

A ideia do espetáculo surgiu quase naturalmente, pois Mario sempre sentiu a necessidade de compartilhar suas vivências nos hospitais - ele já passou por 19 instituições. Portanto, durante os 90 minutos da peça, ele traz para o palco parte da sua vida, usando troca de figurinos, bom humor e a irreverência para narrar sobre a sua experiência na área da saúde, o início do projeto, os desafios, aprendizados e histórias que os anos em contato com os pacientes lhe trouxeram. "Ao invés de contar, eu interpreto".

Para tanto, ele trouxe a bagagem de experiências teatrais prévias e palestras. "Meu sonho de infância era ser ator, eu queria fazer parte das Chiquititas. Fiz até teste, mas não passei [...]Então para a peça, eu trago tudo isso, meus cursos de teatro, as aulas de canto, os treinamentos de inteligência emocional e o trabalho de humanização nos hospitais", revela. Com a montagem, ele espera divertir e emocionar os campineiros, mas sonha em extrapolar os limites do município. Por enquanto, Mario marca na agenda a estreia para o público no dia 19 de janeiro, às 20h, mas com um olho no futuro. "Eu quero que ela chegue em vários lugares do Brasil e assim eu poderia também levar o projeto para outros hospitais".

Personagens nos hospitais

O Homem-Aranha foi seu primeiro personagem e para vestir o uniforme do popular superherói "amigo da vizinhança", Mario perdeu 35 quilos. Apesar do esforço para assumir o papel, para ele não basta parecer fisicamente com seu personagem. "Quando eu coloco a roupa, eu sou o personagem", completa, explicando que insere nos gestos, na postura, na forma de falar trejeitos de cada persona. Mario conta que a escolha pelo trio surgiu a partir da conexão com os pacientes. Enquanto o "Teioso" faz um sucesso enorme com as crianças, os adultos sentiam necessidade de olhar no olho, para além da máscara. Foi quando o Superman surgiu. "Mas eu ainda precisava fazer algo para os avós, porque os mais velhos não se relacionavam com os super-heróis [...]Fui então conhecer o trabalho de criação do personagem Carlitos e a vida do Chaplin, então percebi que podia trazer essas brincadeiras que ele fazia nos filmes para a minha interpretação".

O propósito do projeto voluntário é ajudar os pacientes a passarem pelo momento desafiador que estão vivenciando com um pouco mais de alegria. Mario usa seus conhecimentos como técnico de enfermagem para explicar a importância de procedimentos e medicamentos de uma maneira mais lúdica, especialmente para as crianças. "Um dia fui visitar um menino de cinco anos que precisava fazer uma biópsia para descobrir a natureza do tumor que tinha. Como Homem-Aranha, eu o levei para o centro cirúrgico e expliquei que aquele era o lugar que cuidava dos super-heróis machucados e que os Vingadores estariam na sala para operá-lo. Quando o médico chegou para levá-lo, o menino foi tranquilamente achando que era o Batman que estava ali. Um momento que poderia ser traumático, ocorreu de uma maneira tranquila para ele", lembra.

As histórias são muitas e constantemente acrescentadas à memória pelas novas visitas e interações de Mario. Algumas, ele vai interpretar em "Um Dia Eu Sonhei", mas várias outras vão ficar aguardando uma nova versão do espetáculo - que, revela, já está nos planos para um futuro próximo.

PROGRAME-SE

Espetáculo "Um Dia Eu Sonhei"

Quando: quinta-feira, 19/01, às 20h

Onde: Teatro Castro Mendes - Rua Conselheiro Gomide, 62, Vila Industrial

Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia, antecipado e com apresentação de flyer digital disponível no site https://teatrocastromendes.com.br)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por