CULTURA

Teatro e cinema unidos

Projeto SarauCine, que visa divulgar o audiovisual brasileiro, começa hoje no Teatro Barracão com o documentário ‘Germino Pétalas do Asfalto’, do Laboratório Cisco

Aline Guevara/[email protected]
21/06/2024 às 17:51.
Atualizado em 21/06/2024 às 17:51
No SarauCine 2.4, são exibidas obras audiovisuais brasileiras, desde documentários a ficções; o primeiro filme será ‘Germino Pétalas do Asfalto’ (foto) e também haverá oficina com Gaia Beaumond (Battyarty)

No SarauCine 2.4, são exibidas obras audiovisuais brasileiras, desde documentários a ficções; o primeiro filme será ‘Germino Pétalas do Asfalto’ (foto) e também haverá oficina com Gaia Beaumond (Battyarty)

Ainda que o Teatro Barracão seja um local reconhecido por seu viés cênico e dramatúrgico, o espaço não se limita à exibição de espetáculos teatrais. Diante de sua proposta eclética, traz também o cinema para a cena artística com o projeto SarauCine 2.4. É um cineclube que começa hoje, às 20h, com a exibição do documentário “Germino Pétalas do Asfalto”, da premiada produtora Laboratório Cisco. O ingresso é no chapéu (contribuição espontânea da plateia). 

“O SarauCine 2.4 tem como principais objetivos a difusão de obras audiovisuais brasileiras, a discussão de temáticas pertinentes à nossa sociedade e a promoção do convívio diverso no espaço do teatro”, explica a diretora teatral Tiche Vianna, integrante do Teatro Barracão. O espaço onde se encontra o teatro é um Território de Artes que visa oferecer atividades artísticas e formativas diversas para a população local. “A partir de exibições de longas e curtas, documentários e ficções, além de oficinas de roteiro, mesas redondas e rodas de conversa, o projeto promove uma programação continuada e de qualidade na cidade”, completa a diretora sobre o cineclube. 

DOCUMENTÁRIO DE ESTREIA 

O SarauCine 2.4 tem a curadoria de Coraci Ruiz, fundadora da produtora Laboratório Cisco, e Daniel Almeida, arte-educador e produtor de cinema. É do Laboratório Cisco o filme de estreia do cineclube, “Germino Pétalas do Asfalto”, dirigido por Coraci e Julio Matos. “Começamos a fazer esse filme em 2016, quando soubemos que um amigo de nosso filho mais velho estava iniciando um processo de transição de gênero”, conta a diretora e roteirista. 

A câmera acompanha a história de Jack, ao mesmo tempo que retrata o Brasil que mergulhava em uma onda de intenso conservadorismo. Assim, o filme registra as transformações dele e do País. 

Uma das inspirações para “Germino Pétalas no Asfalto” foi o também documentário “Anna dos 6 aos 18” (1994), do russo Nikita Mikhalkov. 

PROGRAMAÇÃO PARALELA “CORPUS AFETOS”

O Teatro Barracão também está com a programação do “Corpus Afetos”, evento que reúne diversas manifestações artísticas que debatem a cultura queer. Na sexta, 21/06, às 19h, o espaço recebe a abertura da exposição “ELUcidar”, do fotógrafo Victor Galvão. A curadoria é de Giuliane Francezi e Yatu Kajá. Já no sábado, a partir das 13h, acontece a oficina de performance ministrada por Kara Catharina e Gaia Beaumond. Mais tarde, às 19h, as duas artistas vão estrelar as performances “Nada por Baixo e Brigadeiro de Caramelo”. A entrada é gratuita, mas os ingressos serão distribuídos uma hora antes dos espetáculos.

PROGRAME-SE 

Exibição do filme ‘Germino Pétalas no Asfalto’ 

Quando: Hoje, 21/06, às 20h Oficina de Performances 

Quando: Amanhã, 22/06 

✔ 13h: Oficina com Kara Catharina e Gaia Beaumond 

✔ 19h: Apresentação das performances ‘Nada por Baixo’ e ‘Brigadeiro de Caramelo’ 

Onde: Teatro Barracão – Rua Eduardo Modesto, 128, Vl. Santa Isabel, Barão Geraldo 

Ingresso no chapéu (contribuição espontânea) 

Informações: (19) 99883-9872 e Instagram @teatrobarracaocampinas

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por