CADERNO C

'Teatro é casa! 25 anos do Estúdio Cênico'

Aniversário do Espaço Cultural será comemorado com atividades culturais gratuitas que começam hoje e seguem até domingo, abertas ao público de todas as idades

Mariana Camba/[email protected]
21/03/2025 às 15:28.
Atualizado em 21/03/2025 às 15:28
A trajetória do Espaço Cultural Estúdio Cênico é marcada por vários espetáculos teatrais, musicais e saraus (Eduardo Meira de Vasconcellos e Matheus Oliveira)

A trajetória do Espaço Cultural Estúdio Cênico é marcada por vários espetáculos teatrais, musicais e saraus (Eduardo Meira de Vasconcellos e Matheus Oliveira)

O Espaço Cultural Estúdio Cênico celebra 25 anos de história neste final de semana e, para comemorar esta trajetória, o projeto promoverá a partir de hoje (dia 21) uma série de apresentações e atividades gratuitas. A programação dá vida ao evento “Teatro é Casa! 25 anos do Estúdio Cêni co”, que acontece até domingo (dia 23). A comemoração será na sede do Espaço, na casa teatral localizada no Jardim Proença, onde o projeto nasceu e desenvolveu sua história. A programação será aberta ao público e contará com sarau, exibição de curta-metragem, exposição, feira de artesanato, troca de livros, contação de história, shows e teatro.

De acordo com a gestora cultural e diretora artística do Espaço Cultural, Cris Carvalho, a proposta do evento é reforçar a importância e visibilidade da arte cênica, além de enaltecer os artistas que fizeram parte da história do Estúdio. As atividades desenvolvidas foram viabilizadas com recursos públicos da Lei Paulo Gustavo (LPG) do Estado de São Paulo– sem custos ao público– e requerem inscrição, devido à capacidade de pessoas que a casa pode receber, pelo link https://www.instagram.com/estudiocenico/.

Para Cris Carvalho, a comemoração de um quarto de século ressalta a resistência da arte, enquanto bem coletivo e símbolo de força e luta. Hoje, a celebração começa com o sarau, a partir das 19h30, que contará com a curadoria de grupos artísticos de Campinas. Na sequência, será apresentado um vídeo documentário sobre a história do Estúdio Cênico. E, ao final, haverá dança e música em um momento de celebração embalado pelos hits dos anos 2000.

Amanhã e domingo, o evento contará com uma feira de mulheres artesãs de Campinas e troca de livros, com doações de empresas e amigos parceiros, além da estreia do novo espetáculo do grupo, “Invisíveis”. A programação também inclui uma contação de histórias e um show musical. No domingo, terá a reapresentação do primeiro espetáculo do grupo, “Gonzagas”, de 2018, e que vai contar com 80% do seu elenco original.

A festa terminará com um bloco de Carnaval de artistas de Vinhedo, o “Bloquete”. “O Carnaval e o teatro têm muito em comum. É uma atividade cultural feita pelo e para o povo, uma manifestação de alegria coletiva.” Durante a programação, também ocorrerá uma exposição de objetos, fotos, textos, materiais de resgate à memória da história do espaço cultural.

HISTÓRIA 

Cris Carvalho lembra que o projeto começou como uma escola de teatro, idealizada e desenvolvida por dois professores e pedagogos, ela e Eduardo Meira de Vasconcellos. O objetivo naquele momento, acrescentou, era utilizar os palcos também para atividades educativas, que fossem disponibilizadas no Interior do Estado e pudessem ser viabilizadas por meio de um projeto independente. "O nosso espaço é um local de acolhimento. Nossa ideia é traduzir isso através dos eventos e mostrar como o coletivo é forte e capaz de fazer tudo acontecer.”

No Espaço Cultural, são desenvolvidos cursos livres de teatro para todas as idades– na própria sede e em escolas parceiras– e atividades gratuitas viabilizadas por políticas públicas de incentivo à cultura. Para se manter, o projeto  atua em escolas, empresas e permanece encontrando caminhos para driblar a complexidade do viver de arte.

Durante os 25 anos de atuação, ressaltou Cris Carvalho, o Estúdio nunca parou com as atividades. Mesmo em meio à pandemia, as apresentações e encontros continuaram de maneira remota. "Atualmente, abrigamos o grupo de teatro e focamos nas vertentes pedagógica e artística.”

O Espaço Cultural conta com uma equipe de 25 pessoas, entre artistas, professores, pedagogos e técnicos. Quando o projeto nasceu, Cris Carvalho diz que era uma artista e professora iniciante, e que não tinha ideia onde seu sonho iria chegar. “Ver isso acontecer e poder viver este momento é lindo.” O sentimento que fica, acrescentou, é de orgulho da trajetória e da contribuição de tantas pessoas que passaram pelo Estúdio ao longo dos anos. Para ela, este é o marco que enaltece a arte como ferramenta imprescindível no desenvolvimento humano, na inteligência socioemocional e de maior qualidade de vida– capaz de ultrapassar qualquer momento de complexidade individual.

PROGRAME-SE 

Evento ‘Teatro é Casa! 25 anos do Estúdio Cênico’ 

Onde: Sede do Estúdio Cênico, Rua do Professor, nº 599, Jardim Proença. 

Quando: 

Hoje, dia 21 

Às 19h30– Sarau “A gente se junta no caminhar” 

Às 21h00– Brinde e exibição do vídeo documentário “Espaço Cultural Estúdio Cênico– A Casa do Teatro” 

Às 21h30– Hit Parade 2000 

Amanhã, dia 22 

Às 11h– Feira de artesanato e Troca de Livros 

Às 15h– Espetáculo infantil de contação de histórias “Vida Gota”, por Pamela Leoni 

Às 18h– Espetáculo “Invisíveis” 

Às 20h30– Show “As trilhas que fizeram história” 

Domingo, dia 23 

Às 14h– Feira de artesanato 

Às 18h– Espetáculo “Gonzagas” 

Às 19h30– Bloquete– bloco de Carnaval de Vinhedo 

Entrada gratuita 

Classificação livre para todos os eventos 

Informações e inscrições: https://www.instagram.com/estu diocenico/ 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por