Montagem integra a programação do Festival de Óperas das Américas que acontece em Campinas
As peças 'A Viúva Alegre' e 'Os Contos de Hoffmann' fecham a temporada do Festival Internacional de Óperas das Américas (FIO Américas), com apresentações no Teatro Municipal José de Castro Mendes. O festival, cujas preparação ocorre desde 1o de julho na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), envolveu a preparação de três óperas completas, com orquestra ao vivo, figurinos, cenários e iluminação. Realizado pela primeira vez no Brasil, o FIO Américas reúne especialistas em montagens de óperas do mundo todo, que estão trabalhando com 80 alunos, nacionais e estrangeiros.
'La Cenerentola', de Rossini, abriu a programação em Campinas na última sexta-feira (19). Nesta terça-feira (23), o palco será ocupado pela montagem da opereta 'A Viúva Alegre', de Franz Lehár. Na quinta (25), será apresentada a ópera 'Os Contos de Hoffmann', de Jacques Offenbach.
O FIO Américas foi idealizado pelo tenor Sidnei Alferes, mestre pela Unicamp que participou de uma experiência semelhante na Itália e decidiu oferecer aos participantes a oportunidade de se aprofundar no mundo da ópera. Para viabilizar o programa ele contou com a apoio da mezzo-soprano Kathryn Hartgrove, da Georgia State University; e da professora e soprano Adriana Kayama, da Unicamp. “Festivais dessa magnitude são comuns na Europa e Estados Unidos, mas nunca ocorreram antes no Brasil ou na América Latina”, afirma Adriana Kayama. Os professores e técnicos são dos Estados Unidos, Brasil e Canadá.
'A Viúva Alegre' tem direção geral de Copeland Woodruff e 'Os Contos de Hoffmann', de William Florescu. Os atores-cantores são acompanhados por um pequena orquestra sob a regência do maestro Michael Borowitz e assistência de Rolando Salazar. “O festival oferece aulas de canto, movimento, expressão corporal, dicção, além de explorar aspectos de cenário, figurino, iluminação para a montagem das três óperas. A proposta é disseminar as produções por Campinas e região”, explica Adriana. Além de Campinas, as óperas estão sendo apresentadas em Piracicaba, Limeira, Salto, Indaiatuba e São Paulo.
Serviço
'A Viúva Alegre'
Nesta terça-feira (23), às 20h30
No Teatro Municipal José de Castro Mendes (Praça Corrêa de Lemos, s/n - Vila Industrial) - Campinas. Telefone: (19) 3272-9359
Ingressos: R$ 60,00 e R$ 30,00 (meia)