CULTURA

Suassuna, por jovens artistas

Dramaturgo e artista plástico, o paraibano foi inspiração para o Grupo Primavera idealizar o espetáculo e a exposição que serão apresentados no Teatro Castro Mendes

Aline Guevara/cadernoc@rac.com.br
01/10/2024 às 14:51.
Atualizado em 01/10/2024 às 14:51

Baseado no texto de Ariano Suassuna, o espetáculo ‘Três casamentos e uma porca’ será encenado por 84 crianças e adolescentes que tiveram aulas práticas de dança contemporânea, hip-hop, teatro, prática instrumental em conjunto, canto, coral, literatura, artes digitais, artes visuais e arte robótica no Grupo Primavera (Divulgação)

A arte de Ariano Suassuna é o mote do projeto "Arte e Cultura em Movimento", do Grupo Primavera, neste ano. A iniciativa vai levar ao palco 84 jovens, entre crianças e adolescentes, para encenarem o espetáculo musical "Três casamentos e uma porca", inspirado no texto do dramaturgo paraibano. A montagem será apresentada no Teatro Castro Mendes hoje e amanhã (1˚ e 2 de outubro), às 20h, com entrada gratuita e aberta a todos os públicos. Amanhã e quarta-feira (dias 2 e 3), o grupo também faz encenações para alunos de escolas municipais de Campinas. 

O Grupo Primavera foi fundado em 1981 para, por meio de educação complementar e cultural, atender jovens de 6 a 18 anos do entorno do Jardim São Marcos, em Campinas. O projeto "Arte e Cultura em Movimento" existe desde 2005 e é uma iniciativa anual, possível a partir de recursos da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), do Ministério da Cultura. 

Ao longo do ano, o Grupo oferece aulas práticas de dança contemporânea, hip-hop, teatro, prática instrumental em conjunto, canto coral, literatura, artes digitais, artes visuais e arte robótica. O trabalho interdisciplinar entre esses cursos, estimulado por um tema único desenvolvido em várias frentes, resulta em um espetáculo teatral que conclui o ciclo. 

‘TRÊS CASAMENTOS E UMA PORCA’ 

Ariano Suassuna e sua peça teatral "O Santo e a Porca" foram escolhidos para nortear o projeto em 2024. Os alunos passaram meses mergulhados na vida do artista e nas características de suas obras, como o universo cheio de humor e colorido que reflete o Nordeste brasileiro. Segundo a coordenadora artística do Grupo Primavera Sandra Zuliani, a escolha tenta contemplar temas e personalidades que possam ser mais difíceis para os jovens conhecerem. Por exemplo, uma das edições passadas elaborou trabalhos sobre o pintor Michelangelo. "O Suassuna carrega um legado de valorização da cultura popular brasileira e também da língua portuguesa, do povo que é alegre, criativo. Ele trata as questões duras da vida de uma forma leve", complementa a coordenadora artística. 

O texto de "O Santo e a Porca" foi adaptado pela diretora de montagem do Grupo, Sandra Ciocci, para trazer a história mais próxima à realidade dos alunos. "A gente não queria abrir mão de toda aquela coisa divertida que o Suassuna tem, mas trouxemos para o que seria essa história no interior no Estado de São Paulo. Ainda é uma adaptação super boa, alegre e divertida", detalha Sandra Zuliani. 

A troca entre professores e alunos, que contribuíram com seus conhecimentos e percepções, ajudou a construir a comédia "Três Casamentos e Uma Porca". A história se passa em 1980 na pequena cidade de Tribuzanalândia, que recebe de volta os filhos de duas famílias rivais para resolver grandes problemas. Todas as sessões terão tradução em Libras e a sessão do dia 2 de outubro contará com audiodescrição. 

Dois atores profissionais, Edgar Contar e Thiago Martins da Costa, estarão em cena com os jovens, depois de ajudá-los no desenvolvimento dramatúrgico durante os ensaios. O sanfoneiro Leandro Serizo e a cantora Clara Lago, ambos ex-alunos do Grupo Primavera, são convidados para o momento musical do espetáculo, enquanto algumas composições bem conhecidas integram o repertório da montagem. Algumas canções são "Descobridor dos sete mares", de Tim Maia, e "Luar do sertão", famosa na versão de Chitãozinho e Xororó. 

EXPOSIÇÃO 

No saguão do Teatro Castro Mendes, também haverá a exposição "No jardim de Milhazes tem uma porca!". É composta de pinturas realizadas por 15 adolescentes do Núcleo de Artes Visuais do Grupo Primavera, sob orientação da artista plástica Ana Bittar. Nas telas, os jovens combinaram cores, formas, texturas e movimento, e se inspiraram nos trabalhos da artista brasileira Beatriz Milhazes, com seus traços circulares lembrando flores e, muitas vezes, mandalas entrecortadas. "A porca entrou pelo jardim de Milhazes trazida por Ariano Suassuna e nos faz acreditar na importância da arte como expressão humana. A exposição traz um jardim de sentimentos coloridos que revela o potencial criativo presente no coração de cada jovem atendido pelo Grupo Primavera", explica Ana Bittar. A mostra estará no local em todos os dias de apresentação do espetáculo.

PROGRAME-SE 

Espetáculo ‘Três casamentos e uma porca’ 

Quando: Hoje e amanhã, 1˚ e 2 de outubro, às 20h (para o público em geral); quarta e quinta (dias 2 e 3), às 9h30 e 14h30 (para as escolas públicas de Campinas) 

Onde: Teatro Castro Mendes, Rua Conselheiro Gomide, 62, Vila Industrial, Campinas 

Entrada gratuita (retirada de ingressos com uma hora de antecedência) 

Informações e reservas de ingressos: (19) 99787-4869

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por