Apresentação ‘Entre Sonhos e Fragmentos’ será realizada amanhã , às 20h, no Teatro Municipal José de Castro Mendes, em Campinas
Concerto contará com a participação especial de mulheres: a regência da maestrina Cinthia Alireti e Sylvia Thereza como solista (Divulgação)
A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas apresenta amanhã, (dia 10) às 20h, o concerto "Entre Sonhos e Fragmentos", em celebração ao Dia das Mães. Sob a regência da maestrina convidada Cinthia Alireti e a pianista Sylvia Thereza como solista, a apresentação seguirá um repertório com obras selecionadas para ressaltar as mulheres que desempenham o papel de mãe, com diferentes manifestações do caráter feminino. O concerto terá duração de uma hora, sem intervalo, com composições como "Fragmentos", da compositora Marisa Rezende, e duas obras do francês Maurice Ravel: "Ma Mère l'Oye" (Mamãe Gansa) e o "Concerto para Piano em Sol Maior".
Cinthia Alireti, que é regente e diretora artística da Orquestra Sinfônica da Unicamp, explicou que serão tocadas obras "que celebram a delicadeza, mas também a bravura, como é o caso do “Concerto para Piano em Sol”, do francês Maurice Ravel. Em contraposição, traremos o impressionismo abstrato das melodias despedaçadas, acordes que surgem e desaparecem, na obra “Fragmentos”, da carioca Marisa Resende. Leveza e fantasia também estarão presentes na obra “Mamãe Gansa”, fazendo com que o teatro se transforme num céu de estrelas brilhantes, colorido e sonoramente divertido.
A pianista Sylvia Thereza, solista convidada, compartilha sua expectativa para o concerto: "o público pode esperar uma apresentação vibrante e emocionante, celebrando o Dia das Mães com toda a beleza e emoção que essa data merece". Ela comenta que este é o primeiro ano que vai comemorar a data com a filha — que tem um ano — e também o primeiro sem a mãe. Sylvia é carioca e sua primeira apresentação como solista foi aos 6 anos de idade. É considerada uma das principais pianistas brasileiras da atualidade e uma estrela em ascensão internacional
Os músicos da orquestra usarão laços amarelos na lapela, pra lembrar a campanha de conscientização sobre segurança no trânsito, ação que se repetirá em todos os concertos realizados no mês de maio. Este ano, o "maio amarelo" tem como tema "Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana", e o envolvimento da orquestra reforça a ideia de que a verdadeira mobilidade acontece quando todos se sentem protegidos e respeitados, transformando atitudes individuais em um compromisso coletivo.
PROGRAME-SE
Concerto ‘Entre Sonhos e Fragmentos’
Quando: Amanhã (dia 10), às 20h
Onde: Teatro Castro Mendes, Rua Conselheiro Gomide, 62, Vila Industrial, em Campinas
Estacionamento gratuito na Rua Francisco Teodoro nº 1.050, Vila Industrial (Estação Cultura)
Ingressos: com valores entre R$2 e R$ 20 - na bilheteria do teatro ou pela plataforma Sympla
Informações: Tel.: (19) 3272-9359 https://teatrocastromendes.com.br - Instagram @sinfonicadecampinas
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram