VIRTUOSISMO

Sinfônica de Campinas completa o ciclo Chopin

Segunda etapa do projeto ocorre no fim de semana no Castro Mendes

Agência Anhanguera de Notícias
17/08/2018 às 07:19.
Atualizado em 23/04/2022 às 05:03
Sob a batuta do maestro Victor Hugo Toro (foto), a Sinfônica recebe os pianistas convidados Mateus Restani Furtado, Paulo Almeida e Lucas Thomazinho (Cedoc/RAC)

Sob a batuta do maestro Victor Hugo Toro (foto), a Sinfônica recebe os pianistas convidados Mateus Restani Furtado, Paulo Almeida e Lucas Thomazinho (Cedoc/RAC)

A música de Frédéric Chopin (1810-1849), volta a inspirar os concertos da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, neste fim de semana, no Teatro Municipal José de Castro Mendes. Sob a batuta do maestro Victor Hugo Toro, a Sinfônica recebe os pianistas convidados Mateus Restani Furtado, Paulo Almeida e Lucas Thomazinho. A iniciativa é resultado de uma parceria com o Laboratório de Piano da Universidade São Paulo (USP) iniciado no ano passado, quando foi apresentado o ciclo integral da obra para piano e orquestra de Ludwig von Beethoven.A dobradinha foi retomada este ano para mostrar a produção pianística do compositor polonês-francês. "Chopin é um dos maiores pianistas da história e um dos criadores mais sofisticados de toda a literatura pianística do século 19. Sua escrita virtuosística está sempre atrelada a uma musicalidade refinada e de intensa profundidade expressiva. Por duas semanas mergulhamos na sua linguagem artística, mistura de romanticismo musical e patriotismo épico”, afirma o maestro Victor Hugo Toro. O ciclo foi iniciado na semana passada, tendo como solistas Lucas Gonçalves, Richard Kogima e Leandro Motta. De acordo com o pesquisador Leonardo Augusto Cardoso de Oliveira, entre as obras apresentadas pode-se observar um piano com função de solista e a orquestra com um papel de acompanhamento. Além de obras bem conhecidas do compositor, serão apresentadas outras que raramente são executadas. Os três solistas, apesar de jovens, têm se destacado na cena pianística. Mateus Restani Furtado, natural de Jacareí, começou seus estudos de piano com 13 anos, tendo participado, desde então, de masterclasses com pianistas renomados. Apresentou-se em vários palcos e atualmente cursa o 2º ano de bacharelado em piano no Conservatório de Música da USP, sob a orientação de Luciana Sayure. O paulistano Paulo Almeida iniciou seus estudos musicais no Conservatório de Tatuí e recebeu o diploma de Bacharel em Música pela USP. Apresentou-se como solista frente a várias orquestras, dentre elas a Sinfônica de Ribeirão Preto, de Porto Alegre, Orquestra Amazonas Filarmônica e Orquestra Sinfônica Brasileira. Lucas Thomazinho, que no ano passado participou com a OSMC do ciclo Beethoven, desenvolve uma trajetória de destaque. Foi premiado, entre outros, com o 1º lugar no 18º Santa Cecília International Competition, em Portugal. Desde o início de seus estudos foi bolsista na Fundação Magda Tagliaferro. Atualmente cursa bacharelado na USP, orientado pelo pianista Eduardo Monteiro.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por