Concerto gratuito acontece hoje no Teatro Castro Mendes, com celebração também aos 150 anos do compositor Ravel
Músicas que integram a Sinfônica de Campinas sobem hoje ao palco, no Dia Internacional da Mulher, junto com a equipe completa da Orquestra (Divulgação)
São nove as mulheres – do total de 56 músicos – que integram a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas. Hoje (dia 8 de março), elas subirão ao palco do Teatro Castro Mendes para a primeira apresentação da temporada 2025 da Sinfônica – um concerto especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher e aos 150 anos do compositor francês Maurice Ravel.
Com experiência, habilidade e talento, essas nove músicas tocam os mais variados instrumentos: Adriana Scaglioni (trompa), Ana Arakawa (violino), Carol Uchoa (violas), Cíntia Bueno (fagote), Gláucia Pinotti (violino), Lara Ziggiatti (violoncelo), Priscila Beluchi (violas), Silvia Pinotti (corne-inglês) e Yohanna Alves (violas). A homenagem ao Dia Internacional da Mulher visa reforçar a arte como espaço de representatividade e reflexão.
A temporada 2025 da Sinfônica de Campinas será composta por mais de 30 apresentações, incluindo 15 gratuitas, com a finalidade de reforçar a proximidade da Orquestra com a população. Haverá também apresentações em outras cidades, incluindo um concerto especial em Campos do Jordão. A programação contará com solistas renomados, regentes convidados e um repertório que mescla tradição e inovação. A Orquestra ganha, este ano, o reforço de dois novos músicos aprovados em concurso público.
Ao anunciar a temporada 2025 ontem, o maestro Carlos Prazeres ressaltou a importância da música na história da sociedade. “A música é a memória que resiste ao tempo. Celebramos o som que guarda a eternidade – um diálogo entre tradição e renovação.” Já a secretária de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, ressaltou que “a Orquestra Sinfônica dialoga com a sociedade. Queremos reforçar essa conexão, tornando-a ainda mais próxima das pessoas”.
“A OSMC é um patrimônio de Campinas e atrai público por onde passa. A expectativa é de uma temporada de ainda mais sucesso. Investir em cultura é um compromisso da Sanasa, com retorno garantido pelo brilhantismo da nossa Sinfônica”, disse Manuelito Magalhães Junior, presidente da Sanasa.
HOJE, CONCERTO NO TEATRO CASTRO MENDES
Além da homenagem às mulheres, serão celebrados no concerto de hoje os 150 anos de Maurice Ravel, autor de obras icônicas como “Bolero” e “Pavane pour une infante défunte” e reconhecido por sua sofisticação musical. “Abrir a temporada 2025 com uma homenagem a Maurice Ravel reafirma nosso compromisso com a valorização da música e da arte, demonstrando a cultura como uma poderosa ferramenta de inclusão e inspiração para todas as gerações. Tenho absoluta certeza de que os campineiros abraçarão essa nova temporada como sempre fizeram: com presença maciça nos concertos”, disse o prefeito Dário Saadi.
PATRIMÔNIO CULTURAL
Com 96 anos de história, a OSMC é reconhecida como Patrimônio Cultural de Campinas, por suas apresentações promoverem o acesso à música sinfônica e incentivarem ações educativas. Em fevereiro, a Orquestra abriu o ano letivo com uma releitura de “Pedro e o Lobo” para alunos da rede municipal, lotando o auditório do Centro de Eventos da Secretaria de Educação de Campinas.
PROGRAME-SE
Concerto de Abertura Temporada 2025 da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas
QUANDO: Hoje, dia 8, às 20h
ONDE: Teatro Castro Mendes, Rua Conselheiro Gomide, 62, Vila Industrial, Campinas
Ingressos gratuitos – Necessário retirar com 1 hora de antecedência na bilheteria do teatro.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.