Mostra 'Caminhos' reúne trabalhos produzidos nos últimos dois anos pela artista
Sobre a tela preta, as cores primárias ganham um certo efeitos irreverente, talvez apenas pelo incomum. Refletindo sobre isso na companhia de pincéis e tintas, a artista plástica Sílvia Matos desenvolveu 56 telas, ao longo de dois anos, que estarão expostas com o título 'Caminhos' a partir desta quarta-feira (24), na Galeria do Instituto de Artes (IA) da Universidade de Estadual de Campinas (Unicamp). A abertura ocorre às 12h30, com a presença da artista, e a entrada é franca.
Das 56 telas, sete são na vertical, com dimensões de 2,20m por 1,10m, um painel de 6m por 4m, e as demais com tamanhos diversos, horizontais, que variam de 15cm por 15cm a 40cm por 40cm. Sílvia explica que a tinta vermelha representa o caminho e a verde a paisagem; já as outras pinceladas são feitas com mistura de cores. “Nas telas brancas, as cores primárias trazem luz. Na preta, é preciso usar mais tinta e o efeito é completamente diferente.” Em todas as peças, a tinta preenche apenas um terço do espaço.
Antes de chegar a Campinas, a mostra foi exposta no Centro Cultural da Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos, no ano passado. “Causa um certo estranhamento, porque a paisagem representa o dia, mas o fundo é preto”, conta. Na produção, Sílvia fez um longo processo de experimentação no seu ateliê para encontrar materiais adequados. “Há mais de dez anos trabalho com experimentações, mas há um bom tempo não fazia pintura sobre telas, só em instalações.”
Na próxima terça-feira (30), a artista ministrará a palestra 'Processo Criativo', na própria galeria, às 14h, com entrada franca e aberta ao público. Graduada em Artes Plásticas pelo IA da Unicamp em 1987, ela inaugurou, há 21 anos, o Sílvia Matos Ateliê de Criatividade, onde promove cursos, workshops e exposições, além de realizar suas experimentações. Em 2001, foi criado o Grupo Antropoantro e o Ateliê se tornou o local das reuniões.