Apresentação do baterista e compositor Di Stéffano, acompanhado de mais quatro músicos, acontece no Alma Campinas, às 21h, como parte da turnê nacional do artista
Di Stéffano apresentará clássicos da música mineira e da MPB (Dalwton Moura)
Uma apresentação instrumental, acústica e com grandes composições de integrantes da geração do Clube da Esquina. Assim será o show “Minas Songs” que o compositor, baterista e produtor musical Di Stéffano fará hoje (dia 13) às 21h, no Alma Campinas, no bairro Cambuí. Essa é a primeira vez que o músico retorna a Campinas desde a sua última apresentação em 2007. O espetáculo terá um repertório com releituras de clássicos da música mineira e da música popular brasileira (MPB).
O artista chega à cidade após uma sequência de shows em Goiânia, Fortaleza, Belo Horizonte e Brasília. A apresentação é formada por 12 canções, sendo 10 instrumentais e duas com voz. A melodia permeia o afro jazz, junto de clássicos da MPB e do jazz contemporâneo. O planejamento do show teve início em fevereiro, com a formação de cinco músicos, sendo dois deles fixos – Di Stéffano (baterista) e Diana Mota (flauta) – e a cada nova apresentação três artistas locais se juntam à dupla. Em Campinas, o trio local será formado por Amanda Camargo (teclados), Islan Santos (trompete) e Théo Fraga (contrabaixo acústico).
Segundo Stéffano, as apresentações serão intercaladas de improvisos com solos instrumentais e interação com o público – contextualizando o cenário de cada composição em meio às três décadas da carreira do artista. O show é dedicado a celebrar, em forma de temas instrumentais, composições de integrantes do Clube da Esquina.
Entre as canções selecionadas, há recriações de Milton Nascimento, Toninho Horta, Flávio Venturini e outros autores mineiros, com arranjos influenciados pelo afro jazz, pelo samba e pelo smooth jazz. Músicas como "Vera Cruz", "Clube da esquina nº 2" e "Cravo e Canela", de Milton e parceiros; "Manuel, o audaz", "Aqui, oh!" e "Aquelas coisas todas", de Toninho; e "Todo azul do mar", de Flávio Venturini e Ronaldo Bastos; serão interpretadas, dentre outras.
Segundo Stéffano, o objetivo do espetáculo é contemplar a riqueza da música mineira, em meio às harmonias de artistas consagrados e, assim, gerar uma grande emoção. “Nós trabalhamos com a energia e a universidade de grooves. É um show para o pessoal sentir e se envolver.” As interpretações também contam com batidas de tambores, de diversas vibrações. Devido à composição diferente da banda em cada nova apresentação, o baterista garantiu que os improvisos seguem a dinâmica particular de cada encontro, sem regras e limitações.
Ao longo de sua carreira de 35 anos, Di Stéffano transitou pela na cena nacional e internacional e ganhou destaque devido à sua atuação como músico e arranjador. Como educador, participou de diversos circuitos culturais, festivais e escolas de música no Brasil, Europa, África e América Latina. O músico já se apresentou com grandes nomes do cenário nacional, como Dominguinhos, Zé Ramalho e Guilherme Arantes. Depois do show em Campinas, ele seguirá para o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Norte.
PROGRAME-SE
Show ‘Minas Songs’
Quando: Hoje, dia 13, às 21h
Onde: Alma Campinas, Rua Sampainho, nº 164, Cambuí, Campinas
Ingressos à venda no Sympla
Informações: WhatsApp: 61-98270-2583
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram