entre sonhos e encantos

Show gratuito faz releitura de canções de acalanto no Centro Cultural Casarão

Apresentação acontece neste domingo (25), às 16h, com convites abertos e gratuitos para bebês, crianças e adultos.

Cibele Vieira/ [email protected]
25/02/2024 às 11:30.
Atualizado em 25/02/2024 às 11:30
Show inédito dedicado a crianças e famílias faz releitura das canções de acalanto e abre as festividades do ano em que o Centro Cultural Casarão completa duas décadas (Luca D'Alessandro)

Show inédito dedicado a crianças e famílias faz releitura das canções de acalanto e abre as festividades do ano em que o Centro Cultural Casarão completa duas décadas (Luca D'Alessandro)

As canções de ninar são nossas velhas conhecidas. Mas usar esse cancioneiro como base para releituras diluídas em uma atmosfera mágica e profunda do mundo dos sonhos parece ser uma proposta diferenciada. Quando a voz de Lara Ramos encontra a sintonia do violoncelo de Pedro Bortolin e o palco se transforma em um cenário circular onde crianças podem apreciar a música deitadas em colchonetes, é possível entender o nome escolhido para o espetáculo: “Entre sonhos e Encantos”. Este é o show interativo que o Centro Cultural Casarão recebe neste domingo, às 16h, com convites abertos e gratuitos para bebês, crianças e adultos.

O show de 45 minutos marca também o lançamento do álbum de canções de ninar "Entre Sonhos e Encantos" em que os músicos Lara Ramos (voz, lira e percussões) e Pedro Bortolin (violoncelo) apresentarão as oito canções gravadas no álbum, conduzindo o público por meio das imagens e simbolismos das fases lunares.

“O repertório é composto por canções de acalanto do cancioneiro popular, que servem de base para canções de livre improviso. Assim como as canções de ninar, elas nascem de maneira espontânea a partir do coração de quem acalanta”, explica Lara.

O projeto começou em maio do ano passado e envolve, além do show e da gravação do álbum (virtual e em mídia física), as oficinas de canto e feltragem que estão sendo ministradas para crianças e suas famílias.

O projeto foi patrocinado pelo Fundo de Investimentos Culturais de Campinas.

Lara Ramos é cantora lírica formada pela Unicamp, educadora musical e estudante de cantoterapia. Ela conta que sempre teve interesse pelas canções de acalanto e de ninar, e já pesquisou bastante sobre elas. Ela e Pedro se conheceram na universidade, onde ele se formou em violoncelo e também é educador musical (Projeto Guri). Este é o primeiro projeto que eles desenvolvem juntos e mantêm no álbum uma canção autoral criada no processo de montagem do álbum.

“A proposta das canções é partir de uma composição estruturada do cancioneiro popular para, na faixa seguinte, a gente diluir para uma música mais improvisada e, assim, trazemos a fantasia onírica do sonho para a música que embala e faz a passagem da vigília para o sonho”, diz a cantora.

O álbum tem oito canções e foi sequenciado criativamente nas fases da lua. Começa com a canção “Dorme Menino” para representar a Lua crescente, em um ritmo mais leve e alegre, onde Lara faz uma percussão com tambor. Na sequência para a Lua Cheia vem a canção “Meia Luz”, que ganhou arranjos para representar um tom mais terno, sendo seguida por uma harmonia mais densa da Lua Cheia. E a canção “Se essa Rua Fosse Minha” faz a passagem para a Lua Minguante, com arranjos mais misteriosos e noturnos, encerrando o álbum com a canção autoral “Nina Lua”, que entra na vibração da Lua Nova, finalizando com a passagem para o sono.

“A ideia é criar uma sequência que vai sendo conduzida pelas Luas e pela sequência natural do processo de entrar nos sonhos”, explica Lara, que tem expectativa de interação com o público.

Durante as oficinas – promovidas em entidades de adolescentes grávidas e outras de mães e seus bebês –, foram oferecidas aulas de canto e de feltragem. Esta é uma técnica de trabalho manual usada para a criação de móbiles, feitos com lã de carneiro. O cenário do show usa vários móbiles construídos durante essas oficinas.

20 ANOS DO CASARÃO

O Centro Cultural Casarão é um espaço público que foi inaugurado no dia 14 de dezembro de 2004, por isso, este ano haverá vários espetáculos inéditos para celebrar seus 20 anos de existência. Com montagens diversas e a maioria com ingresso gratuito, o local recebeu, em 2023, um público de aproximadamente 16 mil pessoas. “O Centro Cultural Casarão é um importante espaço da produção e de circulação da cultura em Campinas”, explica o diretor de Cultura Gabriel Rapassi.

Ele explica que é um espaço diferenciado porque, além das apresentações, é usado por muitas pessoas e grupos que fazem pesquisa artística para o desenvolvimento de espetáculos e ensaios.

“Por isso, o Casarão acaba tendo uma importância muito grande na cadeia produtiva das artes e recebe, como contrapartida, essas montagens desenvolvidas lá. É, portanto, uma casa de cultura muito peculiar entre todas as existentes no município de Campinas”, comenta Gabriel.

PROGRAME-SE

Entre Sonhos e Encantos

Quando: domingo, às 16h

Onde: Centro Cultural Casarão Rua Matia Ribeiro Sampaio Reginato s/nº, Barão Geraldo

Entrada Gratuita

Informações: Instagram @centro_cultural_casarao @lararamos_voz

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por