Entrada Gratuita

Show do Cupinzeiro abre o carnaval dos blocos

A Concha Acústica do Taquaral recebe no sábado (27) o show gratuito do Bloco do Cupinzeiro, que faz o pré-lançamento do álbum "Samba e Resistência"

Cibele Vieira/ [email protected]
26/01/2024 às 10:12.
Atualizado em 26/01/2024 às 15:15
Campinas terá show gratuito do Bloco do Cupinzeiro (Fabiana Ribeiro)

Campinas terá show gratuito do Bloco do Cupinzeiro (Fabiana Ribeiro)

A apresentação dos sambas-enredos do Bloco do Cupinzeiro, gravados em álbum digital que estará disponível em todas as plataformas de streaming em março, marca o início oficial do pré-carnaval em Campinas neste sábado, com um espetáculo aberto e gratuito na Concha Acústica a partir das 15h. O clima de Carnaval já toma conta da cidade e ainda no sábado o bloco Vô Jajá desfila pelo Parque Prado e, no domingo, será a vez dos blocos Donatella (no Taquaral) e Estrela Dalva (na Vila Costa e Silva) puxarem o samba de rua em suas comunidades. Este ano serão mais de 50 blocos desfilando pelos bairros de Campinas. 

O Bloco do Cupinzeiro tem 21 anos e para este seu primeiro álbum - que tem patrocínio do Fundo de Investimento em Cultura de Campinas (FICC) - foram selecionados sete sambas-enredo, incluindo o de 2024. Muito engajado com os movimentos sociais, o bloco homenageia os 40 anos do Movimento dos Sem Terra (MST), com o samba "Mística Ancestral", composto pelo músico Edu de Maria. "Mística é um ato de abertura criado pelas Comunidades Eclesiais de Base para seus encontros e que foi adotado pelo MST, na forma de uma ação cultural para abrir cada um de seus eventos. Quisemos homenagear esta ação e todo o movimento", explica Júlio Matos, um dos produtores do bloco. O clipe com o samba enredo desse ano já está disponível nas redes sociais (@cupinzeironucleo).

Os temas escolhidos para o enredo sempre abordam questões sociais. No ano passado, a "Amazônia e os povos das florestas" foi o foco do enredo, mas ele já passou por uma homenagem a Paulo Freire (patrono da educação no Brasil), já apoiou a luta antimanicomial, já saiu em defesa dos povos indígenas e muitos outros, conta Júlio Matos. Nas ruas, o bloco defende o acesso à cultura e a ocupação dos espaços públicos com arte. Sua bateria é formada por cerca de 70 ritmistas na bateria, uma ala de harmonia e instrumentos de corda. Nos últimos desfiles puxou uma multidão estimada entre 10 mil e 15 mil foliões. Este ano seu desfile será na segunda-feira de carnaval (12 de fevereiro), com concentração às 15h na Praça do Coco e desfile até a Praça Durval Pátaro, em Barão Geraldo.

As gravações do álbum "Samba e Resistência" foram feitas em Barão Geraldo, no estúdio Mario Porto, e contaram com a participação de Anabela (voz, percussão e produção artística); Edu de Maria, que é também o compositor de todas as faixas (voz, arranjos e direção musical); Lucas Arantes (cavaquinho); Laércio Miranda (violão); Roberto Amaral (pandeiro e coros); Alice Villela, Gabriel Peregrino, Francisco Leandro e Edu Guimarães (percussão); Brisa Vieira, Lu Bueno e Malu Borges (coros). O show é um pré-lançamento deste trabalho. Mas no show de sábado a bateria do bloco incluirá também sambas tradicionais de outros compositores. 

O Bloco do Cupinzeiro foi criado em 2003 com o objetivo de recuperar a brincadeira do carnaval de rua e a tradição dos blocos carnavalescos dos bairros de Campinas, com temas diferenciados. O bloco é parte do Núcleo Cupinzeiro, um grupo de compositores e músicos profissionais que que há 22 anos conduz um trabalho de pesquisa e criação acerca da música popular brasileira. O núcleo tem vários álbuns lançados, mas este é o primeiro do bloco. 

Agenda dos desfiles de blocos

Sábado, dia 27 de janeiro

Bloco Vô Jajá 
Das 10h às 19h - Parque Prado 

Domingo, dia 28 de janeiro

Donatella 
Das 11h às 20h - Taquaral 

Estrela Dalva
Das 12hàs 22h - Vila Costa e Silva

Sábado, dia 3 de fevereiro 

6º Carnafo
Das 9h às 14h - Centro 

Barão Folia 
Das 12h às 20h - Barão Geraldo

Unidos do Candinho 
Das 13h às 19h - Sousas

Bloco Rua 
Das13h às 18h - Centro

Cordão da Ruidosa 
Das 13h às 18h - Centro

Afoxé Ylê Ogum
Das 13h às 20h - Vila Ypê

Carnaval da Praça 
Das 14h às 22h - Vila Aurocam

Comunidade N.S. de Lourdes
Das 18h às 22h - Vila Georgina

Domingo, dia 4 de fevereiro

Demorou mas Chegou
Das 10h às 14h - Vila União

Nem Sangue Nem Areia 
Das 12 às 19h - Vila Industrial

Vai que Vira 
Das 14h às 22h - São Bernardo

Bloco da Leões 
das 14h30 às 22h - Vila Padre Anchieta

Vai Quem Quer 
Das 15h às 19h - Sousas

Bloco do Bob 
Das 16h às 18h - Cambui

Os desfiles entre os dias 9 e 13/02 serão divulgados posteriormente

PROGRAME-SE

Show "Samba da Resistência"
Quando: Sábado, 27/1, das 15h às 17h30
Onde: Concha Acústica do Taquaral - Av. Heitor Penteado nº 1671 - Acesso pelo Portão 2 do Parque Portugal 

Entrada Gratuita

Informações: Instagram @cupinzeironucleo

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por