TEATRO

'Shi-Zen, 7 Cuias', do Lume, está no Festival Ibero-Americano

Espetáculo do grupo de Campinas, vencedor do Prêmio Shell, apresenta-se em São Paulo nesta sexta

Correio
20/03/2013 às 17:17.
Atualizado em 25/04/2022 às 23:49
Cena do espetáculo 'Shi-Zen, 7 Cuias', do Lume Teatro, dirigido por Tadashi Endo: ganhador do Prêmio Shell de Teatro 2013 (Divulgação)

Cena do espetáculo 'Shi-Zen, 7 Cuias', do Lume Teatro, dirigido por Tadashi Endo: ganhador do Prêmio Shell de Teatro 2013 (Divulgação)

O público terá oportunidade de assistir ao premiado espetáculo 'Shi-Zen, 7 Cuias', do Lume Teatro, ganhador do Prêmio Shell de Teatro 2013, dirigido por Tadashi Endo, no Memorial da América Latina, nesta sexta-feira (22), dentro do Festival Ibero-Americano de Teatro, que acontece em São Paulo. As informações são da assessoria de imprensa.

Composto por uma série de quadros em movimento, 'Shi-Zen, 7 Cuias' é um espetáculo sem palavras, que une a elegância e o minimalismo da técnica do butoh-ma – técnica desenvolvida por Endo –, com a força e a graça de cada um dos sete atores do Lume unidas às técnicas de representação do grupo, como a Dança Pessoal, a Mímesis Corpórea e o Clown e o Sentido Cômico do Corpo. A estrutura aberta do espetáculo desafia as narrativas tradicionais e convida cada espectador a ser um participante ativo na construção da dramaturgia.

Intercâmbio

Em 2002, o dançarino, coreógrafo e diretor Endo estava com passagem comprada para o Brasil quando ficou sabendo que o festival de butô no qual participaria fora cancelado. Em vez de desistir da viagem, ele decidiu vir pela primeira vez ao Brasil, seguindo a recomendação de uma das dançarinas de sua companhia, Yael Karavan, para conhecer o trabalho do Lume Teatro.

'Shi-Zen, 7 Cuias', que reúne os sete atores do Lumeem criação colaborativa, é resultado do primeiro intercâmbio de trabalho entre o grupo e Tadashi Endo. O encontro com o coreógrafo permitiu o aprofundamento nos princípios da dança butô, uma linguagem já desenvolvida pelo Lume ao longo da sua história a partir de experiências com outros bailarinos do gênero.

Desde sua estreia internacional – em janeiro de 2004, em Göttingen (Alemanha) no VIII International Mamu Butoh Festival –, 'Shi-Zen, 7 Cuias' tem viajado extensivamente, participando dos principais festivais nacionais e internacionais de teatro do Brasil: Festival Internacional Experimental de Quito (Equador), Festival International de Liège (Bélgica), Edinburgh Fringe Festival (Escócia), Teatromania Festival, Bytom (Polônia), e no Festival de las Artes, São José (Costa Rica).

Tadashi Endo

Reconhecido mundialmente por sua excelência como dançarino, coreógrafo e diretor, Tadashi Endo reúne técnicas e sabedorias da dança e do teatro oriental e ocidental. Foi discípulo de Kazuo Ohno (um dos criadores da dança butô junto de Tatsumi Hijikata) e se formou em direção teatral pela Escola Max Reinhardt, em Viena, na Áustria.

Nascido na China, de pais japoneses, cresceu no Japão, mas vive e trabalha em Göttingen, na Alemanha, onde é diretor do Mamu Butoh Centrum e diretor artístico do Mamu Festival – Butoh Festival.

Além de 'Shi-Zen, 7 Cuias', Endo dirigiu e coreografou mais dois espetáculos do Lume: 'Sopro' (2006) e 'Você' (2009). Entre 2008 e 2009, participou e fez a preparação de dança do filme 'Hanami – Cerejeiras em Flor', da cineasta alemã Dóris Dörrie.

Serviço

Espetáculo teatral 'Shi-Zen,7 Cuias' - Apresentação dentro do Festival Ibero-Americano de Teatro

Nesta sexta-feira (22), às 21h

No Memorial da América Latina (Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Barra Funda) - São Paulo. Telefone: (11) 3823-4600

De graça

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por