votação na quarta

Sesc e Senac se mobilizam contra a perda de recursos

Texto do PLV 09/2023 em pauta no Senado Federal quer destinar 5% da arrecadação das entidades para a Embratur

Da Redação/ [email protected]
16/05/2023 às 09:15.
Atualizado em 16/05/2023 às 10:35
Sesc e Senac se mobilizam contra a perda de recursos (Divulgação)

Sesc e Senac se mobilizam contra a perda de recursos (Divulgação)

O Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) estão em campanha para mobilizar a sociedade para tentar barrar a aprovação do Projeto de Lei de Conversão (PLV) 09/2023, que pretende repassar parte da arrecadação destinada a eles para financiar as atividades da Embratur na promoção internacional do turismo do Brasil.

O diretor do Sesc SP, Danilo Santos de Miranda, afirma que "é um princípio que, se mantido, pode trazer consequências graves para operação do Sesc e do Senac em todo o País". E complementa: "recursos recolhidos para estas entidades têm uma destinação no atendimento às trabalhadoras e trabalhadores do setor do Comércio, Serviços e Turismo e claro, à comunidade em geral. Esse atendimento é parte de um conjunto de direitos que lhe são assegurados por uma ação integral, um acordo entre o empresariado do setor e o Governo Federal que visa o bem-estar dos beneficiários, ao proporcionar-lhes acesso aos ambientes e programas que lhes oferecem qualidade de vida e a oportunidade para o exercício pleno da cidadania".

“Ainda não temos um estudo local sobre como um eventual corte afetaria nossos serviços, mas é certo que causaria um impacto muito grande em nossas atividades, não somente no estado de SP, mas em todo País, ameaçando inclusive nosso planejamento para os próximos anos, que prevê a abertura de novas unidades e ampliação do atendimento à população”, afirma Sidnei Martins, gerente adjunto do Sesc Campinas. Só do Sesc seriam fechadas 36 unidades com corte de 1.994 empregos.

O PLV 09/2023 tramita no Senado Federal e está pautado para discussão e votação na quarta-feira (17). Uma coleta de assinaturas de âmbito nacional está em curso, com uma petição pública para dar sustentação aos argumentos contrários à aprovação. As entidades ressaltam que é importante que a mobilização se multiplique e gere o resultado esperado junto aos parlamentares para que o trabalho de mais de 70 anos delas continue a ser valorizado e incentivado.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por