Ampla programação acompanha a temática "Direitos Humanos para todas as pessoas"
No “Sarau Sem Frionteiras”, artistas de várias nacionalidades apresentam um pouco de suas culturas por meio do canto, da dança e da declamação (Divulgação)
A partir desta sexta até domingo o Sesc Campinas recebe uma programação diversificada de atividades dentro da temática "Direitos Humanos para todas as pessoas", que envolve eventos em 20 unidades da instituição. A agenda da unidade campineira conta com feira, oficinas e intervenções artísticas, como dança e sarau. A vulnerabilidade da população em situação de rua, a realidade de imigrantes e refugiados e as diferentes lutas pela concretização de direitos sociais estão entre os temas abordados.
As atividades buscam dar amplitude a vozes e perspectivas e assim alargar a compreensão e o alcance dos Direitos Humanos. Esse pluralismo de visões e protagonismos tem como objetivo formar um painel de possibilidades de articulação, de conexões e de inovações sociais dentro do tema. Toda a programação é gratuita, mas algumas requerem inscrição prévia pouco antes do seu início.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
✔ 15/03, às 20h: Dança "Desde que o mundo é mundo", com o Coletivo Calcâneos
O espetáculo propõe uma discussão acerca do tempo, a partir da perspectiva dos corpos que falam das margens da cidade de São Paulo. O coletivo propõe uma experiência narrativa que atravessa exaustão emocional, imposições, coletividades, desejos de futuro e alteridade. A atividade conta com tradução em libras. No Jardim do Galpão (sem retirada de ingressos), 10 anos.
✔ 17/03, das 11h às 18h: Feira Trabalhos do Mundo (organização do coletivo Ponto Zero do Refúgio)
A Feira Trabalhos do Mundo busca promover o desenvolvimento empreendedor das pessoas migrantes e em situação de refúgio e apresentar ao público uma série de trabalhos autônomos em artesanato e culinária produzidos por empreendedores de diferentes países, como: Síria, Venezuela, Afeganistão, Colômbia, Guiana, Camarões, Iraque, Palestina, Bolívia, Senegal, entre outros. No Galpão Multiuso, livre
✔ 17/03, das 11h às 12h30: Oficina de Danças Africanas, com Prudence Kalambay (República Democrática do Congo)
Nesta oficina, a atriz e dançarina congolesa Prudence Kalambay convida o público a aprender os movimentos básicos de algumas das danças tradicionais de seu país e do continente africano. Com músicas dançantes e muita energia, a atividade é direcionada para toda a família se divertir enquanto aprende sobre os ritmos africanos. No Galpão Multiuso (inscrições limitadas no local a partir dos 30 minutos que antecedem a atividade), livre.
✔ 17/03, das 13h às 14h30: Oficina de Caligrafia Árabe, com Mohammad Tanji (Palestina)
Nesta oficina, o professor palestino Mohammad Tanji demonstra aos participantes técnicas da milenar caligrafia árabe, arte que parte da escrita árabe para a criação de belas imagens e textos. Para participar, não é preciso ter nenhum conhecimento prévio. No Galpão Multiuso (inscrições limitadas no local a partir dos 30 minutos que antecedem a atividade), 12 anos.
✔ 17/03, das 14h30 às 16h: Roda de Conversa Origens
- Trajetórias e Vivências no Brasil, com Sylvie Mutiene (República Democrática do Congo), Fran Castellar (Venezuela), Jubana Moya (Bolívia) e Arin Alasmi (Síria). Mediação de Anas Obaid (Síria). Nesta roda de conversa, artistas e ativistas migrantes e em situação de refúgio compartilham seus relatos e olhares sobre os trajetos pessoais empreendidos de seus países de origem, assim como as experiências e desafios vivenciados no Brasil, destacando a importância da multiculturalidade e da luta contra a xenofobia. No Galpão Multiuso (inscrições limitadas no local a partir dos 30 minutos que antecedem a atividade), livre.
✔ 17/03, das 16h30 às 18h: Sarau sem Fronteiras
Artistas de diversas nacionalidades apresentam um pouco de suas culturas por meio do canto, da dança e da declamação de textos. O público é convidado a interagir com os artistas, cantar, dançar e se emocionar com cada expressão artística. Artistas participantes: Moaz Badawi (Síria), Egledis del Valle Cedeno (Venezuela), Muhaddisa Rahimi (Afeganistão), Dexsi Pinango (Venezuela), Henri Aronson (Rep. Dem. do Congo), Nduduzo Siba (África do Sul), Fran Castellar (Venezuela), Nour Koeder (Síria), Wessan Eseid (Síria) e Aicha Traore (Guiné-Bissau). Apresentação e mediação de Prudence Kalambay (Rep. Dem. do Congo). No Galpão Multiuso, livre.
Onde: Sesc Campinas - R. Dom José I, 270/333, Bonfim
Entrada gratuita
Informações: (19) 3737- 1522
Instagram @sescspcampinas
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.