Os filhos de Iauaretê, a onça rei

Sesc Campinas será palco de espetáculo infantil neste domingo

Espetáculo tem olhar indígena sobre a relação entre o ser humano e a natureza

Da Redação
04/06/2022 às 11:13.
Atualizado em 04/06/2022 às 11:13

Artistas em cena na peça adaptada do livro "As fabulosas fábulas de Iauaretê" : foco no olhar indígena sobre a relação entre o ser humano e a natureza (Sawara Silva Santos)

Uma história de irmãos diferentes, uns são filhos da onça-rei Iauaretê e outros são da jovem indígena Kamakuã. Envolve o caçador que quer destruir a mata pelo poder, o canoeiro solitário em busca de sol e estrelas, e um convite para refletir sobre a harmonia necessária ao bem viver. A partir de uma lenda de tradição Guarani, a peça instiga a pensar sobre a relação entre ser humano e natureza. A montagem da peça infantil foi feita pela Companhia Pé do Ouvido e que será exibida no domingo (5), às 16h, no Teatro do Sesc. Uma temática interessante para o Dia Mundial do Meio Ambiente. 

Precisamos encontrar outra maneira de nos relacionar com a natureza. Essa é a premissa do espetáculo infantil que interessa a crianças, jovens e adultos. A peça é uma adaptação do livro "As fabulosas fábulas de Iauaretê" (Peirópolis, 1999), do escritor, ambientalista e terapeuta indígena Kaká Werá. O trabalho de adaptação foi feito por Rita Carelli, artista que passou parte da infância vivendo em aldeias indígenas e têm diversos livros e filmes ligados ao tema. A diretora Thaís Medeiros diz que "a história contada é um reflexo do nosso tempo. Para mim, era importante inserir a história num contexto contemporâneo. Eu não gostaria que o público se relacionasse com o trabalho como se tratasse de uma história distante e desconectada da vida de pessoas que, como eu, vivem na cidade".

A encenação explora gestos e movimentos corporais limpos e icônicos, numa coreografia que se desenrola ao som da trilha sonora de Dan Maia, uma fusão entre música eletrônica e instrumentos tradicionais de povos indígenas do Amazonas. A iluminação compõe a representação simbólica dos ambientes naturais por meio de efeitos de luz, cor e sombra. E o figurino traz as linhas de pinturas corporais indígenas que se misturam a elementos futuristas. A produção orienta que o espetáculo é melhor aproveitado por crianças com idade a partir de seis anos, acompanhadas por um responsável adulto.

Este é o primeiro espetáculo teatral da Companhia Pé do Ouvido, criada em 2013 pelas contadoras de história e atrizes Débora Sperl e Lilia Nemes. A proposta é compartilhar contos da tradição oral de diversos povos, estimulando sua recriação no imaginário de cada um. A dupla já participou de vários programas culturais, como Viagem Literária e SESI Literatura Viva, e também gravou histórias no programa de televisão Quintal da Cultura.

PROGRAME-SE 

Espetáculo infantil Os Filhos De Iauaretê, A Onça Rei 

Quando: domingo, 05/06, às 16h 

Onde: Teatro do Sesc Campinas - Rua Dom José I, 270/333 - Bonfim

Ingressos: entre R$ 7,50 e R$ 25,00

Crianças com até 12 anos não pagam

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por