Edifícios e marquises receberam luzes e cores com animações e ilustrações produzidas por artistas locais
Edifícios e marquises da cidade receberam luzes e cores com animações e ilustrações produzidas por artistas locais (Divulgação)
Em uma ação propositalmente não divulgada, o Sesc Campinas trouxe vida, luzes e cores através de ilustrações e animações de artistas locais, projetadas nas paredes de alguns prédios localizados no entorno do Largo do Rosário e do Centro de Convivência na noite desta última quarta-feira (19/8), a partir das 18h. O projeto “Visões Urbanas”, que se entendeu até por volta das 21h, teve como proposta levar alguns dos trabalhos de importantes artistas de Campinas até o público que se encontrava dentro de suas próprias residências. “Esta ação de projetar animações e ilustrações aconteceu para trazer um pouco de leveza e poesia a esse momento de isolamento em que as pessoas estão passando dentro de suas casas. Então pensamos em algo que as pessoas pudessem assistir das suas janelas e da própria rua, de dentro de seus veículos”, revela Christine Villa, supervisora do Núcleo Artístico do Sesc Campinas. Para este trabalho tivemos animações produzidas pelo animador Tiago Minamisawa e pelo Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, representado por Mauricio Squarisi, Wilson Lazaretti e Eliana Ribeiro; além das ilustrações de Daniela Galanti; Natália Gregorini e Rafael Ghiraldelli. Até para os artistas a experiência, mediante ao cenário pandêmico, foi válida, visto que a cultura foi uma das áreas mais afetadas com os cancelamentos de exposições, shows, apresentações. Para Daniela Galanti foi uma experiência alegre, divertida e muito especial. “Criar essas ilustrações que serão projetadas por Campinas foi muito diferente. Pensar em um desenho que funcionasse tanto na escala do papel como na escala da cidade foi totalmente novo e divertido!, além disso, adaptar toda poética das imagens às necessidades técnicas necessárias, como as cores usadas, as texturas, os detalhes...enfim, foi desafiador”. Eliana Ribeiro nos revelou que ficou feliz e entusiasmada em compartilhar animação tendo como suporte a arquitetura da cidade de Campinas. “Imagino a reação das pessoas circulando pelas ruas e se misturando com essa intervenção em pleno fim de tarde depois de um dia de trabalho. Pensei em cores, muitas cores, muita alegria trazida pelas estrelas, flores e pelo pássaro que espalha o verde das folhas, o verde da esperança”, revela. Para Maurício Squarisi o projeto foi uma nova experiência de aplicação do desenho animado. “Agora em um novo veículo. Acho que é como fazer um "grafite animado”, declara. “Fiquei muito feliz com o convite do Sesc para participar desse projeto. Já conhecia e admirava o trabalho do VJ Suave há alguns anos e ter a possibilidade de trabalhar juntos foi muito legal. Pensar imagens para serem projetadas na cidade foi maravilhoso, ainda mais neste momento que estamos vivendo por conta da pandemia; saber que a cidade ganhará cores e esperança me trouxe alegria. Além disso, pensar imagens que serão construídas pela luz do projetor me deu a possibilidade de usar cores novas, mais luminosas e eu adorei a experiência”, afirma Natália Gregorini. Rafael Ghiraldelli também revela que participar da ação realizada pelo coletivo VJ Suave foi uma grande honra. “Me sinto contente por ver arte tomar conta das paredes cinzas da cidade grande em tempos como esses, em que precisamos de um respiro. Agradeço demais ao Sesc Campinas por organizar tudo”, finaliza. Pensando na qualidade necessária à projeção dessas animações e ilustrações, a escolha do Coletivo VJ Suave para este projeto foi pensado, justamente, pela experiência e qualidade artística do trabalho desenvolvido ao longo dos anos, inclusive com reconhecimento internacional; além de possuírem uma estrutura autoportante que pudesse circular livremente, sem a necessidade de instalações complexas . A escolha dos locais foi fundamental durante a estruturação do projeto, já que, propositalmente, não houve divulgação prévia da ação na imprensa e redes sociais do Sesc Campinas, para evitar possíveis aglomerações. Com apoio da Prefeitura Municipal de Campinas e Secretaria de Cultura, os locais escolhidos, como Largo do Rosário e Centro de Convivência concentram ruas de grande movimento de veículos, além de edifícios de onde as projeções pudessem ser visualizadas das próprias janelas. A ação segue hoje (20/8, quinta-feira) em outros espaços da cidade de Campinas. Após essa data, o público poderá conferir o resultado desta ação nas redes sociais do Sesc Campinas como facebook.com/sesccampinas, instagram.com/sescspcampinas, youtube.com/sesccampinas e sescsp.org.br/campinas. SOBRE O SUAVECICLO Suaveciclo é um triciclo audiovisual adaptado com projetor, computador, caixa de som e baterias. Ele é usado como suporte para que pequenas narrativas com personagens e poesia percorram o espaço aberto, iluminando as paredes em grande escala. As projeções iluminam paredes, árvores, calçadas, lagos e propõe de forma lúdica a interatividade dos desenhos de luz com o público. Através do vídeo manipulado em tempo real, o Suaveciclo leva a arte itinerante para todo o público, criando momentos únicos entre a cidade e o espectador. Em seu universo lúdico, VJ Suave busca comunicar o amor através da luz, trazendo magia e seres encantados da natureza. A performance é acompanhada por som ambiente, para deixar as pessoas bem relaxadas. O projeto participou de festivais de cinema, animação, música, arte e tecnologia em mais de 20 países. SOBRE OS ARTISTAS DANIELA GALANTI Daniela cresceu com o lápis na mão. Em suas cartas ao Papai Noel, sempre o mesmo pedido: uma caixa nova de lápis de cor, por favor. Dizia com toda a certeza que seria estilista de vestidos de noiva, desenhista de gibis da turma da Mônica e professora de artes. A vida adulta chegou e ela escolheu uma faculdade que pudesse continuar desenhando: Arquitetura. Descobriu seu trabalho inventando paisagens: assim brotavam flores em cores, plantas em infinitos tons de verde vindos de sua caixa de lápis, pedras arredondadas à mão. Trabalhou como paisagista por quase 10 anos. Em 2006, uma semente muito especial nasceu em seu próprio jardim. Ali começou sua história com os livros infantis. Não lia apenas para o Miguel. Se encantava junto, pelas palavras e por todas aquelas ilustrações maravilhosas. Queria desenhar além das paisagens. Desde então, não parou mais de estudar e pesquisar sobre esse universo. Criou o Atelier Daniela Galanti em 2014, na cidade de Campinas, onde vive desde que nasceu. É nesse espaço onde tudo acontece. Onde nascem os seus livros, onde conhecimentos são compartilhados com os alunos, onde outros autores e ilustradores são convidados para contar suas experiências, tomar café e comer bolo. É nesse atelier onde Daniela se desenha todos os dias como uma “fazedora de livros”. ELIANA RIBEIRO Sou formada em bacharelado e licenciatura em Educação Artística com habilitação plena em Artes Plásticas pela UNICAMP (1992). Trabalho com direção de arte e montagem de curtas e longas-metragens. Realizo oficinas de cinema de animação desde 2007 ensinando várias técnicas. Trabalho desde 2006 até hoje junto ao Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, um dos núcleos de animação em exercício mais antigos do mundo a realizar oficinas voltadas ao ensino da animação além de produzirem filmes autorais. Nos dois longas-metragens que participei assinei a cenografia, tratamento digital e montagem do “Café, um dedo de prosa” (2014) com direção de Maurício Squarisi (documentário animado sobre a história do café no Brasil) e a direção de arte e montagem de “História Antes de uma História” (2014) com direção de Wilson Lazaretti, um convite à reflexão sobre o processo de criação na animação. Nos 14 curtas-metragens que trabalhei assinei a direção de arte, fotografia, montagem ou a assistência de filmagem com destaque para o curta “Quarks & Léptons” (2019) de Maurício Squarisi e supervisão do Instituto de Física da Unicamp, animação sobre partículas elementares e “Quando Tudo Isso Passou (2020) de Wilson Lazaretti sobre a Covid-19. Nas oficinas realizadas junto ao NCACampinas trabalho na fotografia e montagem com destaque para a oficina realizada na UNICAMP (2018) com refugiados sírios e mexicanos integrando um projeto internacional da ASIFA que resultou no filme “A Funny Story”. Destaco também as oficinas de aparelhos ópticos (taumatrópio, zootrópio, flip-book entre outros), precursores do cinema, realizadas em várias unidades do SESC de São Paulo e interior, em vários CEUS de São Paulo e no Festival MONSTRA (2015 e 2019) em Lisboa. Desde 2019 venho trabalhando junto às Oficinas Culturais, programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, com as Oficinas “Animacel” e “Animando nas salas de aula” que acontecem nas cidades do interior paulista MAURICIO SQUARISI Maurício Squarisi - Realiza filmes de animação autorais e ministra oficinas de animação para crianças e educadores em diversas regiões do Brasil e no exterior desde 1979. Em 2014 dirigiu o longa-metragem "Café - um dedo de prosa". É co-diretor do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas. NATÁLIA GREGORINI Natália Gregorini fez graduação em artes visuais e mestrado na UNICAMP. Pesquisa narrativas visuais, livro ilustrado e também gravura. Em 2019 publicou seu primeiro livro ilustrado, Madalena (Livros da Matriz). Vive em Campinas; trabalha com ilustração e ministrando oficinas relacionadas à sua pesquisa. RAFAEL GHIRALDELLI Rafael Ghiraldelli (https://www.rafaelghiraldelli.com/) é formado como Bacharel – e atualmente mestrando – em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (IA / Unicamp). Atua como artista visual e ilustrador freelancer na cidade de Campinas / SP e região, além de trabalhar com poéticas voltadas à fotografia, videoarte, animação 2D e pintura. Com seu curta-metragem experimental de 2015, "A última guerra em Canudos: a barganha", o artista teve a oportunidade de divulgar seu trabalho em diversas mostras de cinema no Brasil para um grande público, fazendo relação com as múltiplas linguagens pelas quais também se expressa através do tema abordado: a figura humana, inserida em contextos distópicos permeados por tensões entre o imaginário e o real. O referido projeto ganhou continuação na forma de uma webcomic (HQ online) escrita e desenhada pelo próprio artista, publicada semanalmente desde 2018 em: https://augec.tumblr.com/ TIAGO MINAMISAWA Tiago Minamisawa produziu e roteirizou o curta-metragem “Guida” de Rosana Urbes, ganhador do prêmio Jean-Luc Xiberras no Festival Internacional de Animação de Annecy. Produziu também o curta-metragem “Um Lugar Comum”, vencedor do grande prêmio do juri no Festival Internacional de Animação do Uruguai. Em 2019, lançou junto de Bruno Castro e Guto BR, o curta-metragem “Sangro”; uma confissão íntima de uma pessoa que vive com HIV, inspirado em uma história real. A animação que desmistifica questões que sobrevivem até hoje no imaginário social em relação ao vírus, circulou por inúmeros festivais nacionais e internacionais, tendo recebido entre suas premiações, o Prêmio Especial do Júri no 41o Festival do Novo Cinema Latino-Americano de Havana e o de melhor curta brasileiro e melhor documentário pelo Animamundi 2019. WILSON LAZARETTI Minha relação com desenho animado começou aos 20 anos de idade quando foi convidado a dar aulas para crianças no Conservatório Musical Carlos Gomes em Campinas, SP Brasil, isso por volta de 1973. Sou autodidata no assunto de animação e meu primeiro contato com animação foi neste Conservatório. Depois de dois anos, fundei o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, entidade que dirijo até hoje. Esta entidade foi conquistando seu lugar no cenário da animação brasileira, produzindo um gênero de animação voltado exclusivamente para a produção independente. Desde então realizei mais de 2.500 oficinas de animação para crianças, jovens a adultos em quase todo o território brasileiro, além de Argentina, Portugal, Dinamarca, Suécia, Grécia, Bulgária, Croácia e Estados Unidos. Construo desde 1999 material de apoio didático para animação, entre eles a mesa de luz NCA PRO (patenteada) e de brinquedos ópticos para o aprendizado das técnicas de animação. Sou realizador, desde 1976, de mais de 30 curtas metragens de animação, com várias técnicas. Sou diretor do longa-metragem de animação HISTÓRIA ANTES DE UMA HISTÓRIA, que teve a oportunidade de exibir durante a MONSTRA 2013/Lisboa/Portugal e na 12ª. Mostra Internacional de Cinema Infantil de Florianópolis e no Brasil Cine Festival, Estocolmo, Suécia em outubro de 2013, em sessões especiais. O filme também participou na sessão competitiva do 37º Festival Internacional del Nuevo Cine Latino-Americano em La Habana/Cuba e nomeado entre os cinco finalistas na categoria melhor filme de animação no Prêmio Platino 2018/México. Em 2020 fui membro do juri internacional do Prêmio Platino e reeditei o livro MANUAL DO PEQUENO ANIMADOR, com ilustrações da animadora Búlgara, Radostina Neykova. Faz 30 anos que leciona animação na Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais. Atualmente realizo o meu segundo longa-metragem de animação HISTÓRIA DURANTE UMA HISTÓRIA. VJ SUAVE VJ Suave é um duo de artistas audiovisuais formado por Ceci Soloaga e Ygor Marotta, residentes em São Paulo e que trabalham juntos desde 2009. Especialistas em arte digital, VJ Suave trabalha animação quadro a quadro projetada na superfície urbana, misturando tecnologia com street art. Com suas obras, o duo propõe um momento único de conexão entre o espectador e a cidade, misturando história animada com vida real. VJ Suave possui 4 curtas metragens, onde a criação é feita a partir de desenhos transformados em animação digital, depois utilizando técnicas de projeção, os personagens ganham vida e percorrem a paisagem urbana, misturando história animada com a vida real.