Os dois primeiros episódios da animação já estão disponíveis no catálogo do streaming da Disney+
Gui Agustini, ator e dublador de Campinas, dublou o mutante brasileiro Mancha Solar (Divulgação)
De fã a integrante do grupo de mutantes do Instituto Xavier, Gui Agustini, ator e dublador de Campinas, explica que não fazia ideia de que os testes realizados para um papel misterioso eram para dublar Roberto Da Costa, o mutante brasileiro Mancha Solar na série animada “X-Men ‘97”. “A Marvel é bastante cautelosa em dar informações, então, era usado um codinome. Eu só sabia que era um personagem brasileiro porque tinha que fazer um sotaque brasileiro.” Dois meses depois, por volta de junho de 2022, o campineiro recebeu a resposta juntamente com as felicitações do agente, que escreveu: “Parabéns, agora você é um super-herói”. Gui lembra que ficou em choque. Os dois primeiros episódios da animação – serão 10 no total – já estão disponíveis no catálogo do streaming da Disney+.
“X-Men ‘97” é a continuação da aclamada série animada “X-Men”, que estreou em 1992 e teve cinco temporadas, adaptando os quadrinhos da Marvel, até ser finalizada em 1997. Porém, o final, bastante agridoce, não foi conclusivo e deixou um gosto de quero mais em uma geração que descobriu e se apaixonou pelos mutantes por causa do desenho. No meio dessa legião estava Gui Agustini. “Cresci assistindo aos X-Men nos anos 90 e dar voz a esse personagem é algo surreal. É difícil descrever a emoção”, conta.
Esse personagem é o Roberto da Costa, o Mancha Solar. Criado em 1982 por Chris Claremont e Bob McLeod, o mutante é brasileiro, nascido no Rio de Janeiro, e descobre seus poderes no meio de uma partida de futebol amador. Em “X-Men ‘97”, o Mancha Solar integra a equipe dos X-Men ao lado de Jean Grey, Wolverine, Ciclope, Fera, Jubileu, Vampira, Tempestade e outras tantas figuras amadas pelos fãs. “É uma alegria muito grande dar voz a ele, mas também uma responsabilidade gigantesca representar o país interpretando o Roberto, que foi o primeiro herói brasileiro da Marvel”, compartilha Gui. “É uma oportunidade de ouro e estou muito agradecido. Espero que os fãs respondam positivamente à entrada do Mancha Solar na equipe dentro do desenho.”
Mutante brasileiro Mancha Solar na série animada “X-Men ‘97” (Divulgação)
EXPRESSÕES EM PORTUGUÊS
Quem quiser ouvir a voz e a interpretação de Gui Agustini para o Mancha Solar vai precisar deixar a animação com o áudio original, em inglês. Isso porque ele integra o time de dubladores originais nos EUA, onde o campineiro mora há 15 anos. Apesar de fazer a voz de Roberto da Costa falando em inglês, Gui promete divertir os brasileiros com expressões em português que o personagem vai soltar ao longo dos episódios e revelou algumas delas ao Correio Popular: “Meu Deus”, “Viva e deixe viver”, “Esquece”.
O artista revela que participar do projeto tem sido incrível, principalmente por perceber que os envolvidos são apaixonados pela animação, personagens e seu universo.
OUTROS PROJETOS
Para além de “X-Men ‘97”, Gui segue em outros projetos audiovisuais. Ele participou de “Elsbeth”, série derivada da aclamada “The Good Wife”. “Serei um dos melhores tenistas do mundo, o que é mais um sonho realizado, mas no mundo mágico da televisão”, brinca o ator, que já foi tenista profissional – ele jogava em Campinas, antes de migrar de carreira. O episódio que conta com sua participação vai ao ar em 28 de março nos EUA.
Gui também é diretor de cinema e tem mais de 25 curtas-metragens no currículo. O mais recente projeto, o curta “West Texas Home” foi finalizado no início de 2024. Outros dois, “To The End” e “You Are Funny” devem integrar a seleção de festivais nos próximos meses. “Continuo sonhando em poder dirigir e atuar em um longa-metragem. Quero voltar a trabalhar também em um roteiro sobre a história de meu irmão, que é muito bonita. Gostaria de fazer o projeto falando em português, aí no Brasi.l. A vontade de voltar a trabalhar na terra natal é forte dentro do campineiro. Ele já atuou nos filmes “Solteira Quase Surtando” e “O Faixa Preta”, mas nas duas vezes interpretando um estrangeiro. “Foram trabalhos que me deram muito orgulho, mas gostaria sim de fazer uma série ou uma novela interpretando um brasileiro”, conclui.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.