Cerca de 200 atividades serão desenvolvidas de 5 a 12 junho em vários pontos da cidade
Uma das apresentações da programação da última edição do evento em 2023, ocorrida em Joaquim Egídio (Carlos Bassan)
De 5 a 12 de junho, Campinas celebrará sua história e o meio ambiente com a Semana do Meio Ambiente - Semeia 2024, sob o tema 'Campinas 250 anos - Um olhar socioambiental sobre nossa cidade'. Com uma programação diversificada de aproximadamente 200 atividades em todas as regiões da cidade, a Semana marca o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. A expectativa é que mais de 15 mil pessoas participem da programação.
Entre os destaques da programação, está a abertura oficial ocorrerá no Saguão da Prefeitura Municipal no dia 5, com uma apresentação musical do Instituto Anelo.
No dia 9, na Estação Ambiental de Joaquim Egídio, está previsto um domingo musical, com a tradicional apresentação da Oficina de Viola Caipira de Joaquim Egídio e, à tarde, a apresentação da Banda 'Toque de Mar', trazendo o melhor do Forró Pé de Serra, além de outras atrações de Pop Rock nacional e internacional em sintonia com a natureza.
Já no dia 10, está programada a tradicional cerimônia de entrega do 'Diploma de Mérito Socioambiental', que acontecerá no Salão Vermelho da Prefeitura, homenageando personalidades de destaque na área.
Detalhes sobre a programação podem ser encontrados no banner rotativo do Portal da Prefeitura de Campinas, disponível em https://portal.campinas.sp.gov.br/, ou diretamente em https://campinas.sp.gov.br/sites/semeia/inicio. A expectativa é que mais de 15 mil pessoas participem da programação.
Esta é a 24ª edição da Semeia, organizada pela Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seclimas) por meio da Coordenadoria de Projetos e Educação Ambiental. A programação integra o protagonismo de muitos grupos de educação ambiental, entre eles, de representantes do Poder Público, Centros de Educação Ambiental, sociedade civil, instituições, autarquias, redes de ensino de Campinas, ONGs, universidades, cursos técnicos, Terceiro Setor, Redes Intersetoriais, comunidades e coletivos em geral.
"Nesses 250 anos da nossa querida cidade de Campinas, eu destaco a parceria da Comissão Permanente de todas as pastas nas atividades da Semeia 2024. Obrigado a todos por tanta dedicação, pelas propostas de atividades as mais variadas e espalhadas pela nossa cidade", afirma o secretário do Clima, Rogério Menezes.
"O Grupo de Trabalho Permanente da Semeia realiza uma importante contribuição nesse processo de construção participativa e integrada, promovendo o encontro, o diálogo e a cooperação técnica necessários para o fortalecimento de todo o amplo, potente e diversificado campo da educação socioambiental em nossa cidade durante todo o ano", avalia o coordenador de Projetos e Educação Ambiental, Amandi Buzon Rodelli.
Segundo Rodelli, o tema tem por objetivo fazer refletir sobre a história da cidade, desde os tempos das fazendas de cana de açúcar e café até os dias de hoje, na posição de uma das maiores metrópoles do País.
"Precisamos olhar para essa linha do tempo para que possamos nos reconhecer enquanto munícipes e, enfim, poder planejar e pensar no futuro que a gente quer para a cidade com esse olhar socioambiental, sem esquecer da nossa grande biodiversidade, dos recursos hídricos, das bacias hidrográficas, todos os córregos e nascentes e das nossas áreas de proteção ambiental", diz o coordenador.
250 ANOS
Esta ação integra a série de ações para as comemorações dos 250 anos de Campinas. Até o dia 14 de julho de 2024 a Prefeitura anunciará 250 realizações, uma por dia, em todas as áreas, para oferecer mais qualidade de vida para cerca de 1,1 milhão de habitantes que vivem na cidade, além de quem vem para trabalhar e passear.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.