História e obras do escritor são o foco de várias atividades culturais até o dia 11 deste mês, em diferentes locais da cidade, com entrada gratuita
Durante a reinauguração do busto de Guilherme de Almeida, hoje, serão disponibilizados livros para doação (Carlos Bassan)
O poeta campineiro Guilherme de Almeida deixou um legado na literatura brasileira com seus poemas modernistas e de traços parnasianos. A irreverência do homem de atuação plural, para além de seu lado escritor, é celebrada durante a "Semana Guilherme de Almeida", que integra o calendário oficial da cidade desde 2009, com uma ampla programação cultural. As ações em homenagem ao escritor terão início hoje (dia 3) e seguirão até o dia 11 de julho, data de sua morte em 1969.
Amanhã (dia 4), às 10h, será reinaugurado o busto de Guilherme de Almeida, que foi furtado em 2023. A nova escultura será instalada no pedestal original na Praça Guilherme de Almeida, localizada no Largo do Rosário. O evento terá a presença de autoridades, representantes de entidades culturais e será aberto ao público.
O presidente da Academia Campineira de Letras e Artes (ACLA), Sérgio Caponi, abordará em seu discurso a importância do escritor e de suas obras. No local, haverá também o Varal Poético, com a doação de livros.
No sábado (dia 5), acontece às 10h o Sarau “Brincando com Guilherme de Almeida” – no Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes – , que vai destacar obras do estilo “guilhermino”, em meio a declamações, interpretações e demais demonstrações culturais como dança e composições originais.
Também no sábado, a ACLA realiza o evento “Guilherme de Almeida – Múltiplo e Mutante”, a partir das 15h30, com a presença do presidente do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Campinas, Adilson Roberto Gonçalves, que vai realizar uma palestra sobre as versões do poeta. A homenagem contará também com um recital de piano do acadêmico Cezar Freysleben, com a Sonata de Mozart.
Para Adilson Gonçalves, o escritor Guilherme de Almeida pode ser definido de maneira plural devido às suas multifacetas – jornalista, tradutor, crítico de cinema, escritor, além de ser um dos combatentes na Revolução de 1932. Ele considera que as publicações “Nós”, de 1917, e “Dança das Horas”, de 1919, são destaques em sua carreira por exporem as diretrizes modernistas do escritor, com traços parnasianos. “Ele é modernista e, depois de suas primeiras publicações, deixou ainda mais evidente o seu estilo próprio.”
A Semana Guilherme de Almeira terá ainda dois atos solenes: no dia 7, na Câmara municipal de Campinas , e no dia 9, na Solenidade Cívico Militar em comemoração aos 93 anos da Revolução Constitucionalista, no Cemitério da Saudade, já que o poeta foi combatente.
As homenagens ao campineiro seguem até a próxima sextafeira, (dia 11), com o Recital Guilherme de Almeida e Carlos Gomes, que terá a participação dos cantores da Associação Brasileira de Artistas Líricos (ABAL), no Centro de Ciências, Letras e Artes de Campinas (CCLA).
PROGRAME-SE
Semana Guilherme de Almeida
Todos os eventos serão abertos ao público e com entrada gratuita
✔ Dia 3
Quando: Às 19h30 – Solenidade de Outorga da Challenge Coin “Guilherme de Almeida” e entrega do Diploma de Mérito Literário “Guilherme de Almeida"
Onde: Academia Campinense de Letras, Rua Marechal Deodoro, 525, Centro.
✔ Dia 4
Quando: Às 10h – Reinauguração do Busto de Guilherme de Almeida, com a execução da Canção do Expedicionário, pela Banda Militar.
Onde: Praça Guilherme de Almeida – Largo do Rosário, Centro.
✔ Dia 5
Quando: Às 10h – Sarau “Brincando com Guilherme de Almeida” — Cenarte
Onde: Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes – no espaço da Feira Hippie, Praça Imprensa Fluminense, s/nº, Cambuí.
✔ Quando: Às 15h30 - evento “Guilherme de Almeida - Múltiplo e Mutante”
Onde: Academia Campineira de Letras e Artes – Rua Dr. Mascarenhas, 412, Centro.
✔ Dia 7
Quando: Às 19h – Ato Solene na Câmara Municipal de Campinas – Entrega de Diploma “Guilherme de Almeida”.
Onde: Avenida da Saudade, 1.004, Ponte Preta.
✔ Dia 8
Quando: Das 9h às 11h e das 14h às 15h30 – Atividades Poéticas e Lúdicas
Onde: Biblioteca Distrital de Sousas “Guilherme de Almeida” – Rua Sete de Setembro, 41, Sousas.
✔ Dia 9
Quando: Às 9h – Solenidade Cívico Militar em comemoração aos 93 anos da Revolução Constitucionalista de 32
Onde: Mausoléu do Soldado Constitucionalista – Praça Voluntários de 32, no Cemitério da Saudade, Campinas.
✔ Dia 10
Quando: Das 15h à 18h – Quinta Poética para Guilherme, no Ateliê Lisa França – Tarde de poesia e música
Onde: Rua Monsenhor Dr. Emílio José Salim, 118, Sousas.
Quando: Às 19h30 – Palestra “Guilherme de Almeida – Príncipe dos Poetas Brasileiros”
Onde: Rua Marechal Deodoro, 525, Centro.
✔ Dia 11
Quando: Às 20h – Recital Guilherme de Almeida e Carlos Gomes
Onde: CCLA – Rua Bernardino de Campos, 989, Centro.
Quando: Das 19h às 22h – Sarau "Brincando com Guilherme de Almeida"
Onde: Cenarte – Rua Maria Soares, 198, Vila Industria.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram