Semana Francesa começa em Campinas nesta terça-feira com apresentações musicais gratuitas
Uma viagem sonora pelo mundo e o suingue e variações de saxofones marcam as duas apresentações musicais que ocorrem nesta terça-feira (23), dentro da programação da Semana Francesa promovida pela Aliança Francesa, com patrocínio da CPFL Energia. O músico marroquino radicado na França Khalid K leva o público a um passeio pelos mais distantes países e culturas, com seu espetáculo A Volta ao Mundo em 80 Vozes, que será apresentado nesta terça à noite na CPFL Cultura. Utilizando a própria voz com vários gravadores multimídia e alguns acessórios, o artista cria personagens e situações que levam às mais distantes paisagens, evocando costumes e culturas. Durante a tarde, a música francesa é mostrada no Sesc-Campinas pelo quarteto francês de saxofones Ellipsos, um dos mais destacados da atualidade.
“A proposta da Semana é divulgar a cultura francesa, uma realização em parceria com as várias unidades da Aliança no Brasil”, explica a assessora de comunicação da Aliança Francesa de Campinas, Jaqueline Rosalin Niqueleto. “A Aliança traz artistas franceses para se apresentarem no Brasil e traçar um panorama da arte desenvolvida atualmente na França. A ideia é reforçar o intercâmbio Brasil-França”, acrescenta. Jaqueline lembra que, inicialmente limitada a uma semana de atividades, nos últimos cinco anos, o evento, que está em sua 15a edição, se diluiu ao longo de um ou mais meses. Este ano, ocorre de setembro a novembro.
Nascido em Casablanca (Marrocos), em 1969, Khalid mudou-se para a França aos 4 anos de idade. Em sua arte, absorve as duas culturas para compor seu próprio universo musical. O artista aprendeu a tocar violão como autodidata e tornou-se instrumetista consagrado. Após experiências e encontros, saiu à procura de novos sons, usando samplers e equipamentos Midi como seus novos instrumentos. Explorando as próprias capacidades vocais, ele retomou uma matéria acústica bruta: djembê e voz. “No palco, ele faz mais de 30 vozes ao mesmo tempo, vai gravando cada uma nos vários gravadores espalhados pelo palco e depois mistura tudo, é muito interessante”, afirma Jaqueline. Em paralelo à música, Khalid trabalha com teatro, cinema, treinamento e realização de oficinas.
Paixão compartilhada
Fundado em 2004, o Ellipsos surgiu de uma paixão compartilhada pela música de câmara. Pau-Fathi Lacombe (sax soprano), Julien Brechet (sax alto), Sylvain Jarry (sax tenor) e Nicolas Herrouët (sax barítono) tornaram o quarteto de saxofones um agrupamento musical tão familiar e reconhecido como o de cordas. Com uma sólida carreira internacional, o grupo tem dois CDs gravados: Medina e Peer Gynt. Na apresentação em Campinas, o quarteto traz um espetáculo especialmente destinado a crianças, o mesmo que leva para diversas escolas na França.