CULTURA

Sala Hercule Florence promove visitas guiadas a estudantes

Monitores fornecem informações sobre a trajetória do fotógrafo e suas experiências que levaram à invenção da fotografia

Da Redação/[email protected]
13/06/2024 às 18:32.
Atualizado em 13/06/2024 às 18:32
Alunos do Senac recebem informações durante visita guiada à Sala Hercule Florence no MIS Campinas (Divulgação/Ricardo Lima)

Alunos do Senac recebem informações durante visita guiada à Sala Hercule Florence no MIS Campinas (Divulgação/Ricardo Lima)

A sala de exposição dedicada ao fotógrafo Hercule Florence no Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas já está recebendo estudantes, em visitas escolares que prosseguem até o dia 20 de julho. 

Os alunos têm a oportunidade de conhecer a cronologia da vida do inventor francês, responsável pela descoberta isolada da fotografia, em 1833, que adotou Campinas como local de moradia. 

Também pintor, tipógrafo, litógrafo e professor ao longo de sua trajetória, o artista chegou ao Brasil em 1824 e ingressou como desenhista em uma das mais importantes expedições científicas do século XIX, a Langsdorff. 

Os jovens também recebem informações sobre as experiências realizadas para a invenção da fotografia, por meio de protótipos tridimensionais reconstruídos a partir dos manuscritos originais, e vídeos, totem interativo, painéis e QR Codes com áudios explicativos no espaço. 

São realizadas rodas de conversas nas quais é estimulada a reflexão crítica dos estudantes por meio do contato com o que está sendo mostrado na exposição, que abrange todos os perfis de público e tem por objetivo incentivar o acesso à história, à arte e à cultura de um modo geral.

“Queremos estimular a visitação de escolas e de cursos universitários para que mais pessoas conheçam Hercule Florence e para que as instituições de ensino também possam passar essa informação aos seus alunos e eles comentem sobre o tema com suas famílias”, afirmou Ana Angélica Costa, responsável pela coordenação artística e pela pesquisa dessa nova sala permanente no MIS, junto com Débora Bruno. 

Ela destaca que “dessa forma, a população de Campinas realmente poderá se apropriar dessa personalidade que escolheu viver aqui na cidade”. 

Grupos 

Os grupos escolares e o público em geral podem realizar agendamentos para visitas mediadas pela equipe educativa do projeto, contemplado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo). A iniciativa tem a parceria do Instituto Hercule Florence, responsável pela salvaguarda das obras, registros e escritos do artista. Até o dia 20 de julho, haverá mediadores para acompanhar e fornecer informações aos grupos. 

Após essa data, as visitas serão dirigidas pela equipe do próprio museu.

 As visitas de escolares ocorrem semanalmente, de terça a sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 12h30 às 18h30. Para o público em geral, é das 12h às 18h30, de terça a sexta-feira; e aos sábados, das 10h às 16h.

PROGRAME-SE 

Visitação guiada à Sala Hercule Florence 

Onde: Museu da Imagem e do Som (MIS), Rua Regente Feijó, 859, Centro, Campinas 

Quando: até 20 de julho 

Dúvidas: [email protected] 

Horário de visitação das escolas: das 9h às 11h30 e das 12h30 às 18h30, de terça a sexta-feira 

Horário de visitação para o público em geral: das 12h às 18h30, de terça a sexta-feira, e aos sábados, das 10h às 16h A visita de grupos da cidade ao MIS pode ser agendada no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd6frZ00_KZm9MZ7duHLzVmsV58NjWxLLE Qrl2HyrMVNbNBdA/viewform.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por