harmonias que ensaiam e transformam

Ricardo Breim lança seu novo álbum em show no Sesc Campinas

Apresentação do músico e educador será nesta quinta-feira, 22 de fevereiro, às 20h

Aline Guevara/ cadernoc@rac.com.br
20/02/2024 às 09:04.
Atualizado em 20/02/2024 às 12:36

Músico e educador Ricardo Breim vem a Campinas nesta quinta, no Sesc, em show de lançamento do álbum que conta com participações de Zeca Baleiro, Chico César, Mônica Salmaso e Ná Ozzetti (Evelson de Freitas)

Apaixonado por música desde criança, Ricardo Breim, de 72 anos, decidiu trilhar essa área na época de faculdade. Ele tinha a intenção de ser arranjador, mas ao cair quase sem querer na educação musical, descobriu que tinha em si o coração de professor. “Sons e Tons”, seu primeiro álbum autoral, surgiu de quase 40 anos de experiências em sala de aula em sua escola — Espaço Musical Ricardo Breim — na Vila Madalena, em São Paulo. O disco, que contou com a participação de alguns de seus ex-alunos ilustres – Zeca Baleiro, Chico César, Mônica Salmaso e Ná Ozzetti –, leva o Selo Sesc e vai ser lançado no Teatro do Sesc Campinas nesta quinta-feira, às 20h.

Apesar de estudar música desde os 4 anos de idade, Ricardo formou-se como engenheiro e somente no final da faculdade, quando ingressou no Coral da USP, passou a ver a área musical como uma opção de futuro. “Queria outra coisa, mas o que eu podia fazer na época para ganhar dinheiro era dar aulas. E aí eu me apaixonei por ensinar”, lembra. Ao longo das décadas como professor, ele usava a música como exemplo para ensinar música. “Eu procurava composições que tivessem elementos que eu buscava trazer para os alunos em sala de aula, mas quando eu não encontrava ou não lembrava, eu compunha.” Muitas das 18 faixas de “Sons e Tons” surgiram desse processo.

MÚSICA INDIVIDUAL E COLETIVA

São 40 anos de composições que Ricardo acumula de suas aulas. “Eu, Tu, Elxs” é uma canção que explora ritmos, enquanto “Mi-Sol-Lá Sem Ré” explora as notas musicais para que, quem ouça, sempre consiga identificar qual vem em seguida e qual está atrás. “Para mim, compor para a sala de aula não é diferente de compor para fins artísticos. Dou o melhor de mim.” O instrumento principal sempre foi o piano, mas ao longo da vida tocou violão, contrabaixo, flauta doce e clarinete. Essa experiência como multi-instrumentista ajudou Ricardo a desenvolver seu lado de arranjador.

Muitas das primeiras composições “de sala de aula” eram instrumentais, mas desde 1998, ele também se aventurou na criação de letras para acompanhar as melodias. “Eu imaginava que, um dia, eu teria que gravar essas músicas, mas era um projeto que sempre deixava para depois. Como eu tinha uma grande atuação como educador, sempre colocava isso no fim da fila, afinal era um projeto muito individual e não coletivo como a sala de aula.” Em 2017, o volume de composições autorais era muito grande e, diante do apoio de amigos músicos e de um convite do Sesc para lançar o disco, Ricardo finalmente se dedicou a essa produção.

Ao contrário do que imaginou, no entanto, o álbum foi muito menos individual do que imaginava. A direção ficou por conta do amigo músico e produtor Swami Jr., que dividiu os arranjos com Ricardo e Camilo Carrara. O time de músicos é forte: Abrahão Saraiva, Alexandre Ribeiro, Beto Angerosa, Camilia Hessel, Francisco Krug, Gabriel Levy, Heitor Fujinami, Julia Abdalla, Luiz Garcia, Peter Apps, Sérgio Reze, Teco Cardoso, Toninho Ferragutti e Zeca Assumpção. Vários deles passaram pelo Espaço Musical. Por fim, Ricardo vê que a experiência foi muito mais coletiva e recompensadora do que esperava. "E a gente se sente responsável pelas pessoas que cativamos com a nossa arte." 

PARTICIPAÇÕES ILUSTRES

Ao longo das quase quatro décadas de existência do Espaço Musical (os 40 anos serão completados em 2025), a escola formou muitas pessoas que hoje atuam na área com renome. Algumas delas foram acionadas e prontamente aceitaram o convite para participar de “Sons e Tons”. “Nas composições que estavam sem letras, Swami sugeria letristas que tinham ‘a cara da música’. Foi como chegamos no Chico César, no Zeca Baleiro, na Mônica Salmaso. Todos eles passaram pela escola e todos toparam participar.”

Com o projeto, os músicos revelaram o quanto a escola e as aulas de Ricardo haviam sido importantes em sua formação. “É muito gratificante ter esse retorno, porque eu comecei isso lá atrás por amor à música. É legal ver que, na atuação como educador, esse amor pode gerar uma transformação positiva nesses artistas que eu admiro tanto”, completa.

PROGRAME-SE

“Sons e Tons” por Ricardo Breim

Quando: Quinta-feira, 22/02, às 20h

Onde: Sesc Campinas - Rua Dom José I, 270/333, Bonfim

Ingressos: de R$ 12 a R$ 40

Informações: Instagram @sescspcampinas

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por