O músico, compositor, cantor e violonista faz show com repertório especial nesta quarta-feira no palco do Alma Campinas
Fabinho Azevedo vai cantar vários sucessos de João Bosco, como ‘O Bêbado e a Equilibrista’, ‘Corsário’, ‘Incompatibilidade de Gênios’, ‘Kid Cavaquinho’ e ‘Papel Machê’ (Divulgação)
Influenciado pela Bossa Nova, o cantor, violonista e compositor campineiro Fabinho Azevedo deu seus primeiros passos em festivais regionais em meados dos anos 1990, se destacando desde o início como “canta-autor”. Na jornada musical de quase três décadas, ele se apresenta nesta quarta-feira (10) no Alma Campinas com o show “Especial João Bosco”, quando pretende motivar a plateia a cantar com ele os sucessos do compositor mineiro que marcaram a música nacional, como “O Bêbado e a Equilibrista”, “Corsário”, “Incompatibilidade de Gênios”, “Kid Cavaquinho” e “Papel Machê”.
No show de duas horas, ele será acompanhado pela banda formada por músicos da cena campineira como o baixista Felipe Fidélis, o guitarrista Marcelo Silveira, o baterista Gilson Henrique Santos, os percussionistas Edson Souza e Josi Moraes, além dos metais com Eric Almeida no sax e Gláucio Sant’ana no trombone.
“Bosco é minha maior referência musical tanto como cantor quanto como violonista, pela riqueza de harmonias e melodias. É sempre um desafio executá-lo, mas uma inspiração poder tentar”, comenta Azevedo. O músico prepara a gravação do primeiro EP, intitulado “Visceral”, com lançamento programado para 2025.
Sua inspiração, João Bosco, é um artista versátil. Cantor, compositor e violonista brasileiro, foi ganhador de um Grammy pela excelência musical em 2017 e tem inspirado a transformação da música popular brasileira, com muita criação e adaptação de sons contemporâneos para contar suas histórias. Ele experimenta diversas sonoridades e faz referência a diversos gêneros musicais do século XX.
Revelação da MPB em 1972, em disco dividido com Antonio Carlos Jobim, o artista mineiro celebra 52 anos de carreira artística como compositor e violonista.
O campineiro Fabinho Azevedo atua como produtor e, nos últimos anos, consolidou-se no samba e participou de diversas premiações, inclusive os três concursos consecutivos de samba-enredo do bloco campineiro “Nem Sangue Nem Areia” (2017, 2018 e 2019).
Também foi agraciado como destaque do Prêmio Noel Rosa (2021) pela Câmara Municipal de Campinas, pela obra e serviços prestados no cenário cultural de Campinas. Produtor e articulador musical nos carnavais da cidade e em festivais regionais, ele diz que trabalha para “fomentar e fortalecer a cena dos artistas locais, o samba e a cultura como forma de crescimento interpessoal”.
PROGRAME-SE
Especial João Bosco por Fabinho Azevedo
Quando: quarta-feira, dia 10, às 21h
Onde: Alma Campinas – Rua Sampainho, Nº 164, Cambuí, Campinas
Ingresso: R$ 30 – compra antecipada pelo Sympla
Informações: Instagram @almacampinas e @fabinhoazevedoo
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.