Evento reúne, na Unicamp, entusiastas das obras da artista, com entrada livre e gratuita
Duo Zimbado, formado por Amanda Camargo e Marina Kono, fará duas apresentações em homenagem à cantora (Divulgação)
O auditório do Instituto de Artes (IA) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) será palco amanhã (dia 16) de uma celebração ao legado da cantora e compositora Tânia Maria, referência de músicas no ritmo do jazz com o swing brasileiro. O evento “Reinventando Tânia Maria” terá início às 13h, com entrada livre e gratuita, e reúne pesquisadores e intérpretes das obras da artista. No início, haverá uma roda de conversa – com estudiosos das obras da cantora e de músicos atuantes nas releituras de seus clássicos – e, a partir das 19h, haverá duas apresentações em homenagem à Tânia Maria, com o Duo Zimbado e a banda Projeto Tânia Maria.
Duo Zimbado é formado pelas alunas do Departamento de Música do IA, Amanda Camargo (piano) e Marina Kono (voz e vibrafone). A dupla foi a responsável pela idealização e concepção de todo o evento, organizado pela Pró-Reitoria de Extensão, Esporte e Cultura, por meio da Diretoria de Cultura (Dcult), depois de ser contemplado pelo Edital PROEEC 2025. De acordo com Amanda e Marina, esse tributo tem como objetivo ampliar a visibilidade, escuta e pesquisa em torno da vida e obra da cantora – mulher negra, nordestina e que enfrentou diversas dificuldades sociais para conseguir reverberar a sua linguagem musical.
Participarão da roda de conversa a dupla de estudantes, o baterista e idealizador Lael Medina e a pianista e cantora da banda Projeto Tânia Maria, Anette Camargo. Também está confirmada a presença da professora e doutora pelo Departamento de Música da Unicamp, Thais Nicodemo, e a cantora e doutoranda do mesmo departamento, Ilessi. O debate será aberto ao público. Familiares da artista confirmaram presença no encontro, junto de uma equipe de documentaristas que está produzindo um material sobre Tânia.
Na sequência, haverá a apresentação cinco releituras das músicas de Tânia pelo Duo Zimbado, com arranjos autorais – entre elas, a clássica “Yatra-tá”. Segundo a dupla, o estilo das canções permeia a música instrumental brasileira, junto com o funk americano. “Tânia Maria reflete a nossa linguagem musical. Suas obras são intensas e traduzem a música popular brasileira. Vamos trazer novos arranjos para o encontro, para saudar essa cantora tão importante de nossa cultura brasileira”, ressaltou a dupla.
PROGRAME-SE
Evento ‘Reinventando Tânia Maria’
Quando: Amanhã, dia 16, às 13h
Onde: Auditório do Instituto de Artes da Unicamp, Rua Elis Regina, 50, Barão Geraldo.
Entrada gratuita e aberta ao público
Informações: @duozimbado
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram