Feira de Troca de Livros ocorre sempre no segundo sábado do mês, até o meio-dia
Feira de Troca de livros em Indaiatuba (Divulgação)
Para quem não quer saber de confetes e serpentinas nesses dias de folia, há opções culturais variadas na região. A começar por Indaiatuba, onde a Secretaria de Cultura realiza neste sábado (9), das 9h ao meio-dia, sua Feira de Troca de Livros, evento que ocorre sempre no segundo sábado do mês, na Praça Dom Pedro II. A iniciativa, segundo a coordenadora de oficinas culturais, Marina Costa, tem por objetivo estimular e difundir o gosto pela leitura. “A Feira é uma ótima oportunidade para aqueles que apreciam um bom livro renovarem a estante sem gastar nada”, diz, citando que o evento oferece títulos para todas as faixas etárias e estilos. “Basta levar uma obra de literatura e trocar por outra de sua escolha que esteja disponível.”
Marina conta que a Feira começou a ser realizada em 2011, dentro da programação do projeto Outubro Literário, que naquele ano teve curadoria de Monica Kimura. “Ela trouxe a ideia da Feira, funcionou bem e incorporamos nas atividades da Secretaria de Cultura. A Feira se sustentou pela demanda. O público é flutuante, mas temos frequentadores fiéis.” Em princípio, a Feira era restrita à literatura. “Mas foram surgindo outros títulos e ampliamos a diversidade. Atualmente recebe também biografias, livros de autoajuda, religiosos, didáticos, de acordo com a demanda”, afirma. “É uma atividade educativa, então fica difícil qualificarmos o que o público quer ler.”
Segundo Marina, a Secretaria de Cultura trabalha em parceria com escritores da cidade para ações no campo literário. No final de fevereiro e início de março (28/2 a 3/3), realiza mais uma edição do projeto Caminhos da Leitura, evento que vai abrigar duas iniciativas que surgiram no Outubro Literário: o Encontro de Autores e o Sarau Todas Palavras.
Museu e teatro
O Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas mantém sua programação de sessões de cinema neste sábado, com um ciclo de filmes russos. Às 16h, será exibido 'Mãe e Filho', de Aleksandr Sokurov, uma história de amor sobre os sentimentos existentes na relação entre mãe e filho. Quando a mãe adoece, o filho se encarrega dos cuidados com ela. Ele a alimenta, a leva para tomar sol e lê cartões-postais em voz alta para animá-la.
À noite, na sessão das 19h30, será exibido 'A Pequena Vera', com direção de Vasili Pichul. O filme, que agitou os soviéticos e levou multidões aos cinemas, é uma exposição sobre sexo, drogas, ócio, desordem, rock e insolência. Conta a história de Vera, uma moça provinciana que frequenta as discotecas de Moscou e, como tantas de sua idade, sonha com dinheiro e felicidade. O MIS fica na Rua Regente Feijó, 859, Centro, fone 3733-8800. Com entrada franca.
O Museu de Arte Contemporânea de Campinas “José Pancetti” (Macc) também funcionará no feriado e estará aberto neste sábado, domingo e terça-feira com a exposições '4 Individuais Simultâneas'. O Macc fica na Rua Benjamin Constant, 1.633, Centro, fone 2116-0346. O horário de visitação hoje é das 9h às 16h e, domingo e terça, das 9h às 13h. A entrada é franca.
O teatro Amil, no Parque D. Pedro Shopping, também mantém inalterada sua programação, com os espetáculos A Vida em Rosa, com Fabiana Karla, hoje e amanhã, às 21h e domingo, às 19h; Stand up Comedy, hoje, à meia-noite; e o infantil A Pequena Sereia, hoje e amanhã, às 16h. Informações pelo telefone 3756-9890.