voltando a pulsar

Reforma do Convivência terá primeira fase concluída este ano, diz engenheiro

A segunda parte, que incluirá toda a instalação cenográfica, iluminação, acústica, áudio e vídeo, depende ainda do prazo da licitação. Mas a previsão é que tudo seja finalizado em 2024

Aline Guevara
07/05/2022 às 12:35.
Atualizado em 07/05/2022 às 12:35

Músicos da Camerata Campineira fizeram uma apresentação especial homenageando os trabalhadores do local (Kamá Ribeiro)

O “coração cultural” de Campinas. O termo vem à boca de muitos campineiros ao se referirem ao Centro de Convivência Cultural (CCC), que está fechado desde 2011. Ainda não é possível cravar uma data específica para que este “coração” volte a pulsar, mas sua estrutura está cada vez mais próxima de fazer parte novamente da vida da população.

Em um evento que reuniu a imprensa da cidade, ontem, organizado pela Prefeitura de Campinas, foi possível conferir o andamento da reforma do CCC. As obras, de acordo com o engenheiro da Secretaria de Infraestrutura responsável pelo projeto, Cláudio Natal Orlandi, estão dentro do prazo. A previsão é que a primeira fase, que inclui toda estrutura elétrica e hidráulica do local, seja concluída no final de 2022. A segunda parte, que incluirá toda a instalação cenográfica, iluminação, acústica, áudio e vídeo, depende ainda do prazo da licitação. Mas a previsão é que tudo seja finalizado em 2024.

O retorno à casa da Sinfônica

Entre as novidades mais significativas da estrutura estão a acessibilidade do local, que contará com elevadores e rampas para todos os espaços (inclusive um camarim); o aumento do fosso da Orquestra, que antes contava com um espaço muito estreito; e uma área que foi otimizada para se transformar em salas de armazenamento dos instrumentos na parte de trás do teatro interno “Luís Otávio Burnier”. “A Sinfônica vai voltar para a sua casa original, com todos os equipamentos e estrutura de ponta e última geração”, conta Cláudio. O engenheiro também explicou que as áreas expositivas estão sendo recuperadas e tratadas acusticamente. O mesmo tratamento acústico será realizado na sala de ensaio. O projeto também ampliou espaços das áreas internas para circulação dos artistas, assim como camarins e espaços de descanso. 

A reforma do Teatro de Arena, um dos símbolos do CCC, visa evitar problemas futuros. A área já foi impermeabilizada com uma película de ponta de Polimetilmetacrilato (PMMA), que proporciona grande eficiência para evitar futuras infiltrações. Vale lembrar que alguns dos problemas do CCC foram decorrentes das infiltrações que deterioraram as estruturas e instalações elétricas. Também no local foi utilizado um tratamento com verniz específico antipichação. “Acredito que o que a cidade ganha com essa obra é a retomada de todo o seu espaço expositivo”, comenta o engenheiro, ao citar as muitas áreas artísticas que podem utilizá-lo, como a música, as artes plásticas, o teatro e a dança. “O nosso café, que fez história na cidade, também será retomado e esperamos que volte a fazer parte da vida da população”, complementa Cláudio.

Artistas da cidade terão voz na obra

Segundo a secretária de Cultura Alexandra Caprioli, cada setor artístico de Campinas será chamado para visita à obra e os grupos terão voz para fazerem sugestões do que julgam ser necessário para o local. “É um espaço que ainda está árido, pois estamos nessa fase da construção, mas aqui tem toda a história da cultura de Campinas. A gente já fica emocionado olhando tudo o que vem sendo feito com perspectiva do que vamos ter recuperado”, compartilha Alexandra. 

Ao final da visita, a Camerata Campineira, grupo de músicos que integra a Associação dos Músicos da Orquestra Sinfônica de Campinas, e a cantora e compositora Andreia Preta, se apresentaram no teatro interno. “É muito significativo termos hoje a música invadindo esse espaço. Já começa a trazer a alma que é deste lugar”, completa a secretária. Os músicos também se apresentaram para os trabalhadores da obra e prestaram agradecimentos àqueles que estão revitalizando o espaço artístico da cidade.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por