Secretarias de Cultura e Turismo e de Infraestrutura confirmam o término da 1ª fase das obras até o fim do ano
A primeira etapa da reforma do Centro de Convivência Cultural, que está em andamento, começou no final de 2020 (Ricardo Lima)
A conclusão da primeira etapa das obras de revitalização do Centro de Convivência Cultural (CCC) de Campinas está confirmada para o fim deste ano. A notícia foi dada na tarde da última sexta-feira, em evento que aconteceu no Salão Vermelho da Prefeitura, pelo Secretário de Infraestrutura, Carlos José Barreiro, com a posterior apresentação do projeto da segunda fase das obras do espaço cultural.
Comandando pela Secretaria de Cultura e Turismo e pela Secretaria de Infraestrutura, o encontro reuniu cerca de 60 pessoas envolvidas com o setor artístico, incluindo músicos e técnicos da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC), funcionários da Coordenadoria Departamental de Teatros e Auditórios, grupos representantes das artes cênicas, de dança, de fotografia, cinema, artes visuais e de demais manifestações artísticas. Membros do Conselho Municipal de Política Cultural de Campinas, do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc) também marcaram presença.
A secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, abriu a apresentação informando que "o sentido desse evento é dar transparência ao que está sendo feito e oferecer uma satisfação do que está previsto no projeto".
Ela reforçou também a importância nesse momento das contribuições de adequação referentes aos temas do projeto executivo nas áreas de exposição (galeria) e teatro interno, como cenotecnia, acústica, luminotécnica e sonorização. As sugestões poderão ser enviadas posteriormente para a Secretaria de Cultura, por meio de formulários próprios. "A proposta adequada, coerente, será incorporada ao projeto executivo antes da licitação", acrescentou o secretário Carlos José Barreiro. Ele informou também que a licitação para a segunda fase do CCC já está em fase de preparação.
Rumo à alma do teatro
A primeira etapa da reforma, que está em andamento, começou no final de 2020 e foi chamada pelo secretário Carlos José Barreiro de "o corpo do teatro'. "É nela que está sendo trabalhado todo o problema de infraestrutura: instalações elétrica e hidráulica, alvenaria, infiltrações e a reforma dos espaços como os camarins, as áreas de ensaio, de circulação de pessoas e de exposição", elencou.
Ele reforçou que se trata de uma obra complexa. "É um trabalho que nós, como gestores públicos, estamos fielmente empenhados em fazer e transformar essa vontade numa realidade: devolver o teatro à cidade em condições de uso".
A segunda fase, que ele chama de "alma do teatro", é, segundo ele, "a etapa que faz com que o prédio físico se transforme num espaço de cultura, de arte, de discussão, de representação, de apresentação de orquestra e de peças teatrais".
Sobre a duração da segunda etapa das obras, o secretário disse que "deve ter um período mais ou menos equivalente ao da primeira fase" e completou: "vamos definir o prazo quando fizermos a licitação".
Conforme publicado pelo Correio Popular ao acompanhar uma das últimas visitas técnicas feita às obras do CCC, a previsão é de que o CCC volte a funcionar, enfim, em 2024!