PROGRAME-SE

Raquel Alves lança dois livros em Campinas nos próximos dias

Assim como Rubem Alves, Raquel Alves se encontrou na escrita e segue seu próprio caminho na literatura infantil

Aline Guevara/ [email protected]
13/11/2022 às 11:13.
Atualizado em 13/11/2022 às 11:13
Raquel Alves lança dois livros em Campinas nos próximos dias (Divulgação)

Raquel Alves lança dois livros em Campinas nos próximos dias (Divulgação)

"Eu não decido escrever, as histórias aparecem prontas na minha cabeça. [...]às vezes estou escovando os dentes e fico pensando 'o que é isso?'. De repente começa a vir algo sobre uma cigarra", conta Raquel Alves sobre seu processo de escrita. Ela lembra que não era muito diferente do que acontecia com seu pai. Às vezes, Rubem Alves estava no meio de uma conversa com a filha e precisava parar, pois surgia uma ideia e ele tinha que escrevê-la em seu bloco, enquanto ainda estava fresca. Com Raquel, a tecnologia funciona como aliada, pois basta a gravação de um áudio pelo WhatsApp para si mesma para que ela retome o registro quando puder lapidá-lo. E assim, a campineira segue seu próprio caminho dentro da literatura, mas sem se afastar totalmente daquele que a guiou por esse mundo.

Foi justamente na literatura infantil, onde seu pai foi tão reconhecido, que Raquel se encontrou. Ela se prepara para dois lançamentos em Campinas de livros que foram originalmente publicados em 2020, pela Editora Siano. O "Quando o galo cantou fora de hora" ganha evento na Livraria Leitura do Campinas Shopping na próxima sexta-feira, 18, às 19h, enquanto "A dança dos bichos" será lançado na Livraria Leitura do Shopping Dom Pedro, no dia 25, também às 19h. A escritora estará presente nos dois encontros, que terão contação das histórias e bate-papo sobre as obras.

"Sendo filha do meu pai, querer escrever histórias infantis é uma responsabilidade. As pessoas criam uma expectativa e eu nunca quis ser essa que está se valendo do nome do pai para se promover", pondera Raquel, abrindo seu coração. A escritora tem lutado nos últimos anos contra a ideia que perdurou em sua mente: "não sou escritora". Mesmo após a publicação dos primeiros livros, o pensamento permanecia e ela relutava em aceitar. "Tenho alguns livros, mas não sou escritora". Ainda assim, seu primeiro livro, "Crisálida", surgiu depois de quatro meses do falecimento de Rubem, em 2014. Estava na cama e a história "brotou" em sua mente e ela sentiu que precisava escrevêla. Assim foi com outras 19 histórias, nem todas publicadas. Por ora, ela tem oito livros lançados.

Os ensinamentos de Rubem Alves

Os últimos anos foram tanto de publicações quanto de autoconhecimento e aceitação para Raquel, que hoje revela ter conseguido assumir a posição de escritora com mais tranquilidade e prazer. Afinal, tem muito mais histórias para contar. Ela lembra que o pai lhe dizia que era muito mais fácil olharmos para questões da nossa vida através de personagens, de metáforas, sem apontar dedos, especialmente no caso de crianças.

"Eu não planejo, mas estas questões socioemocionais que estão nas minhas histórias, como empatia, respeito, tolerância e autoaceitação, permeiam minha existência. As ideias ficam aqui em algum lugar. Eu sofri muito bullying na infância por causa do meu lábio leporino, por ser diferente, mas meu pai sempre me trouxe isso de eu ser amiga de mim mesma", diz. Ela lembra como os livros de Rubem a ajudaram a superar medos e sentimentos, como "A Operação de Lili" e "Como Nasceu a Alegria". Este último, que ele dedicou à filha, é a história de uma flor, que é diferente das outras por ter uma pétala cortada e sente muita tristeza pela característica incomum. "Hoje, mais velha, consigo entender mais profundamente as palavras deste livro. Tenho a maturidade para perceber todo o amor intrínseco nelas".

"Quando o galo cantou fora de hora" fala sobre o impacto que um indivíduo pode levar direta e indiretamente à vida de muitos e o bem-estar coletivo. Já "A dança dos bichos" retrata como cada um é único e diferente e não devemos ser julgados com o "mesmo peso e a mesma medida".

Raquel também prepara o lançamento de um terceiro livro em Campinas, publicado este ano, desta vez direcionado para o público adulto. Será no dia 5 de dezembro, às 19h, na Livraria Pontes. "Guia do eu melhor - Reflexões para alinhar a vida real com a vida sonhada" apresenta perguntas, que elaborou com base em todo esse processo de autoconhecimento, com "respostas" de Rubem Alves. Ela selecionou trechos da literatura do pai que se alinhavam com os questionamentos. "Foi um trabalho hercúleo", lembra. Seja com a literatura infantil ou com as reflexões, a escritora deseja que os seus livros também possam fazer diferença na vida de crianças e adultos.

PROGRAME-SE

Lançamento do livro "Quando o galo cantou fora de hora"

Quando: sexta-feira, 18/11, às 19h

Onde: Livraria Leitura do Campinas Shopping - R. Jacy Teixeira de Camargo, 940, Jardim do Lago

Lançamento do livro "A dança dos bichos"

Quando: sexta-feira, 25/11, às 19h

Onde: Livraria Leitura do Shopping Dom Pedro - Av. Guilherme Campos, 500, Jd. Sta. Genebra

Lançamento do livro "Guia do eu melhor - Reflexões para alinhar a vida real com a vida sonhada"

Quando: segunda-feira, 05/12, às 19h

Onde: Livraria Pontes - R. Doutor Quirino, 1223, Centro

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por