neste sábado

Rafael Thomás e Guga Costa homenageiam Dorival Caymmi

Disco terá lançameto no Pavão cultural, em Campinas: literatura de Jorge Amado e arte completam a programação

Cibele Vieira
22/06/2022 às 21:18.
Atualizado em 23/06/2022 às 08:31

Disco do violonista Rafael Thomás e do cantor Guga Costa traz repertório Dorival Caymmi ao estilo "um banquinho e um violão" (Divulgação)

O inverno chegou e com ele uma boa programação para aquecer a noite de sábado: músicas de Dorival Caymmi tocadas no estilo um banquinho e um violão. É o que propõe o Instituto Pavão Cultural, em Barão Geraldo, no lançamento do disco [A]dentro pelo violonista Rafael Thomás e o cantor Guga Costa, junto com a abertura da exposição com as ilustrações feitas pelo artista visual Vinícius Cruz para o encarte do álbum. "A proposta foi encontrar um formato criativo para o lançamento do disco, unindo linguagens diferentes para tentar aprofundar ainda mais a experiência do público neste universo poético que tanto nos inspira - o cotidiano dos trabalhadores do mar da Bahia do início do século XX", explica Guga Costa.

Os músicos apresentam versões próprias para o repertório clássico do álbum "Caymmi e seu Violão", com citações literárias e melodias que remetem ao imaginário do compositor baiano, recriando a atmosfera dos sambas praieiros. Foram incluídas nessa gravação trechos adaptados do livro "Mar Morto", de Jorge Amado. "Trata-se de uma homenagem a esses mestres e a uma obra que é, ao mesmo tempo, universal e atemporal", comenta Rafael Thomaz. Numa releitura contemporânea, "[A]dentro" revive a memória de mais de 60 anos do disco, além de realçar a importância de Caymmi para a música brasileira.

A parceria entre os músicos campineiros nasceu em meados de 2018, quando Guga estava imerso em uma pesquisa sobre repertório de Caymmi. Ele decidiu revisitar o repertório do trabalho que reúne alguns sucessos como "É doce morrer no mar" e a "Lenda do Abaeté", além de outras 10 composições. Todas apresentam, de forma intimista e profunda, a vida dos pescadores baianos, seus mitos, seus amores, suas crenças e sua rotina de aventuras no mar. 

Releituras e artes

Guga Costa, tenor com um registro bastante agudo, encontra outras nuances e expressões para as canções, fazendo um contraponto à voz grave característica de Caymmi. Rafael Thomaz transcreve, adapta e amplia o certeiro violão que marca esta forma tão brasileira de apresentar canções: a voz e o violão. 

O repertório do novo disco é um mergulho na íntegra das 12 canções originalmente gravadas, contando também com a composição instrumental "Barravento", por Thomaz. O espetáculo tinha uma circulação planejada para o ano de 2020, mas o projeto precisou ser suspenso por conta da pandemia e foi retomado agora. 

O show de lançamento acontece junto com a abertura da exposição com o mesmo nome do disco, exibindo 13 ilustrações de Vinícius Cruz, feitas especialmente para o encarte do álbum. Ele já realizou várias exposições individuais e coletivas desde 2017 e foi selecionado para o Salão de Artes Visuais de Vinhedo nos dois últimos anos.

Quem são os músicos

O músico, cantor e compositor Guga Costa tem mais de 20 anos de trajetória, fundamentando seu trabalho no diálogo entre a música popular e a erudita, em conexão com outras linguagens artísticas e a experimentação. Formado em Música pela Unicamp, participou de muitas apresentações no Brasil e na Alemanha. Seu primeiro disco como compositor e intérprete foi lançado em 2012. 

O violinista Rafael Thomaz é doutor em música pela Unicamp e atua tanto no âmbito da música de concerto quanto na música popular. Foi premiado em concursos nacionais de violão, apresentou-se como concertista em importantes séries de concerto e tem seis álbuns autorais lançados, solo e em diferentes grupos. Atuou como técnico de áudio da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba nas temporadas 2020 e 2021. 

PROGRAME-SE 

Música e Exposição [A]DENTRO 

Quando: sábado, 25/6, às 20h

Onde: Instituto Pavão Cultural - Rua Maria Tereza Dias da Silva, 708, Barão Geraldo

Ingressos: entre R$ 30,00 (antecipado) e R$ 40,00 (no dia)

Informações: (19) 99633-4104

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por