PROGRAME-SE

Rádio Sucata recicla a MPB no Sesc Campinas

Com instrumentos artesanais, grupo faz show de 1h30, neste sábado, com muito ritmo e repertório de Música Popular Brasileira

Cibele Vieira
15/06/2022 às 10:13.
Atualizado em 15/06/2022 às 10:13

Violão construído com material reciclável para a apresentação do grupo (Divulgação)

Se escutar de olhos fechados, quase não dá para perceber que os instrumentos não são os tradicionais. O músico e luthier Paulo Salmaci, de Mogi Mirim, construiu todos os objetos musicais do show com materiais descartados. Há desde a percussão feita com chaves penduradas em um velho chuveiro até o violão construído com galão de água, cabo de vassoura e peças de computador. O repertório não é simples, vai de ícones da MPB como Caetano Veloso, passando por Chico César e Carlinhos Brown, e pelo baião animado de Luiz Gonzaga e inclui artistas mais novos, como Luedji Luna e Xênia França. A apresentação será no sábado, 18, às 16h, ao ar livre no Jardim do Galpão do Sesc Campinas, com entrada gratuita.

Formado por artistas da região, com sede em Mogi Mirim, o grupo Rádio Sucata existe desde 2014. A sonoridade do grupo é resultado de um trabalho em que cada um busca executar as funções de ritmo, harmonia e melodia como nos instrumentos tradicionais, mas agregando novos timbres produzidos pelos instrumentos construídos de material reciclável. O show musical é permeado com explicações sobre os instrumentos e, ao final, é realizada uma conversa sobre técnicas e materiais utilizados na construção. Participam Paulo Salmaci (marimba de vidro), Igor Crecci (percussão), Renan Rodrigues ("baixolata"), Rodrigo Goi (bateria) e Tiago Galdino (voz). 

"Utilizamos instrumentos que seguem uma linha estética de reutilização de materiais do cotidiano e essas criações são resultado de uma pesquisa permanente de estruturas e sonoridades", explica Paulo Samaci. 

Formado em música pela Unicamp, pelo Conservatório de Tatuí e Universidade Livre de Música (ULM), ele atua como pesquisador e educador musical, além de se dedicar à construção dos instrumentos. "Assim como a poesia, a arte de ressignificar transforma as pessoas, pois traz consigo a magia da surpresa resultante da mais bela das capacidades humanas: a criatividade", diz. O trabalho do grupo Rádio Sucata é diversificado e oferecido em forma de shows, contação de histórias e oficinas.

PROGRAME-SE

Show Rádio Sucata: Reciclando a MB

Quando: sábado, 18/06, às 16h

Onde: Jardim do Galpão do Sesc Campinas - Rua Dom José I, 270/333 - Bonfim

Informações: (19) 3737-1500

Instagram: @radiosucata

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por