O trabalho da artista visual Bruno dos Santos usa diferentes linguagens para provocar reflexões e mostrar que sorrir é um ato político
Com 15 obras entre fotografias, gravuras, vídeo e instalação, a mostra convida o público a refletir considerando que sorrir é um ato político (Bruno dos Santos)
A paulistana Bruno dos Santos é artista visual e arte educadora que mora em Campinas e está propondo reflexões sobre o que chama de 'fábula de sorrisos'. Ela criou um projeto com um conjunto de 15 obras - fotografias, gravuras, vídeo e instalação - que poderão ser vistas a partir desta quarta-feira, 4, no Museu da Imagem e do Som (MIS) Campinas, onde permanece até 4 de novembro, com entrada gratuita. "Para criar a exposição mergulhei em diferentes memórias e registros pessoais junto a olhares sobre o que representa o sorriso em nossa sociedade e, mais ainda, sobre o sorriso negro que dá título ao projeto que originou a exposição", destaca Bruno. A exibição contará com vídeos em Libras e haverá visitas mediadas na língua ao longo da temporada.
O intuito do conjunto produzido foi de criar debates e reflexões acerca do racismo e subjetividades de pessoas negras. São trabalhos que tensionam, a todo momento, as constituições da fábula do sorriso em nossa sociedade, já que as representações de dentes tortos com arcadas dentárias deslocadas pontuam um corpo deslocado, que não participa dessas convenções sociais, explica a artista, que é graduada em Artes Visuais pela Unicamp e cursa mestrado em Poéticas Visuais na mesma instituição. Contudo, em outros momentos, a exposição conta com vídeos em que ela compartilha de seu cotidiano íntimo, mostrando em cenas banais, as situações de calmaria, e a possibilidade de se esboçar um sorriso deslocado destas ideias coloniais, pontua o curador Allan Yzumizawa.
"No fundo, todos nós queremos a felicidade. Na verdade, só queremos ter a oportunidade e o privilégio de passar por nossos sofrimentos de maneira tranquila. Mas será que todas as pessoas possuem este privilégio de vivenciar um momento de paz? Sorrir, é um ato político e este trabalho pretende provocar essas reflexões", destaca o curador Yzumizawa, que presta assessoria curatorial e expográfica do projeto. Realizado com patrocínio do Fundo de Investimentos Culturais de Campinas (FICC 2022), o projeto realizou em agosto oficinas de fotografia e de introdução a técnicas de documentários.
PROGRAME-SE
Exposição "Sorriso"
Quando: abertura quarta-feira, 4/10, às 19h, e visitação até 4/11, de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e sábado, das 9h às 15h
Onde: MIS Campinas - Rua Regente Feijó, 859, Centro
Entrada gratuita
Informações: Tel.: 3733-8800 - Instagram: @bocadebru
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.