CADERNO C

‘Quintal da Vó’ resgata memória, afetividade e resistência feminina

A fotodocumentarista Fabiana Ribeiro visitou os quintais da memória para a mostra visual e sensorial que será aberta nesta sexta no saguão da Estação Cultura

Cibele Vieira/[email protected]
05/02/2025 às 15:49.
Atualizado em 05/02/2025 às 15:49
Na mostra, vasos com ervas, temperos e outras plantas são harmonizados com fotografias de 13 mulheres (Fabiana Ribeiro/divulgação)

Na mostra, vasos com ervas, temperos e outras plantas são harmonizados com fotografias de 13 mulheres (Fabiana Ribeiro/divulgação)

O "Quintal da Vó", exposição que será aberta nesta sexta-feira (dia 7) no saguão da Estação Cultura, é muito mais que um quintal. A proposta da fotodocumentarista Fabiana Ribeiro é reunir um conjunto de elementos sensoriais que sejam despertados durante a visitação. Para isso, vasos com ervas, temperos e outras plantas são harmonizados com fotografias de 13 mulheres — que posam com suas ervas preferidas —, impressas em tecido e com pequenas intervenções de bordados, boa parte delas feita pela mãe da fotógrafa, aos 86 anos de idade. A ambientação se completa com o áudio criado especialmente para a exposição, a partir dos quintais e das mulheres que integram o projeto. 

A mostra terá desdobramentos, como o site que entrará no ar dia 14 de fevereiro, (https://quintaldavomelia.wixsite.com/quintaldavo), além de um minidocumentário e uma publicação digital com a transcrição da transmissão oral de saberes sobre as plantas e ervas usadas na montagem. 

Para a abertura da exposição, haverá a intervenção cênica do espetáculo "Marias", da arte-educadora Ori-Okan, além de uma intérprete de Libras e uma minifeira com produtos naturais e artesanais. "O Quintal da Vó nos convida à reflexão sobre as nossas relações com os seres, com as pessoas, com a natureza. Os quintais são lugares de resistência, de pequenas revoluções e transformações", diz Fabiana Ribeiro. 

As fotos impressas em tecidos em tecido translúcido — na medida de 1,50m X 1m — dão leveza e sutileza à mostra. Uma curiosidade nas fotografias são as peças em crochê que transitam nas imagens em diferentes posições, que saíram de colchas pertencentes a várias gerações da familia de Fabiana. 

Ela conta que a exposição nasceu de "uma história que sempre esteve dentro de mim, aguardando o momento de ser despertada. Os quintais das casas dos meus avós e dos meus pais são lembranças marcantes e um dia fui dormir pensando nisso e sonhei com o quintal da Vó Mélia (minha avó materna), meu lugar de refúgio que retorno em sonhos. Lembro que, quando acordei, o projeto já estava pronto e desenhado em minha mente" relata. 

A exposição reflete as andanças de mais de 30 anos da fotógrafa no registro de movimentos de cultura popular. Fabiana explica que sempre prioriza as mulheres, "pois é nesse universo que também travo minha luta de resistência como fotógrafa e documentarista visual da cultura". Foram fotografadas — com suas ervas preferidas — mulheres de diferentes áreas, como mães de santo, integrante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, líderes comunitárias, griota (guardiã de saberes ancestrais), professora, terapeuta, mulheres da música, e todas com alguma prática relacionada às plantas e os saberes ancestrais. 

A equipe do projeto é formada apenas por mulheres, metade delas negras periféricas e a curadoria é de Andrea Mendes. "Isso já denota o caminho que nosso quintal irá percorrer", afirma a coordenadora e idealizadora do projeto, que foi contemplado por um edital de fomento da Lei Paulo Gustavo.

PROGRAME-SE 

Exposição 'Quintal da Vó" 

Quando: abertura nesta sexta-feira, dia 7, às 19h, e segue aberta para visitação até 9 de março, diariamente das 8h às 18h 

Onde: Saguão da Estação Cultura, Praça Mal. Floriano Peixoto, s/nº, Centro, Campinas 

Estacionamento gratuito na Rua Francisco Teodoro, 1.050, Vila Industrial 

Entrada Gratuita 

Agendamentos de visitas monitoradas com audiodescrição podem ser feitos pelo e-mail: [email protected] 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por