PROGRAME-SE

Quarteto jovem de cordas leva Orlando Fagnani para o MIS

Grupo formado no Conservatório Carlos Gomes toca nesta quarta-feira, gratuitamente, no Museu às 19h

Aline Guevara/ [email protected]
17/04/2024 às 09:17.
Atualizado em 17/04/2024 às 09:17
Os quatro músicos integram a Orquestra do Conservatório Carlos Gomes e formaram o quarteto para homenagear o compositor campineiro Orlando Fagnani (Juliana Cazelli)

Os quatro músicos integram a Orquestra do Conservatório Carlos Gomes e formaram o quarteto para homenagear o compositor campineiro Orlando Fagnani (Juliana Cazelli)

Unidos pelo Conservatório Carlos Gomes, quatro jovens instrumentistas decidem ganhar novos palcos. O Quarteto Orlando Fagnani se apresenta nesta quarta-feira, às 19h, no Museu da Imagem e do Som de Campinas, com entrada gratuita. Formado por Paulo Arroyo (violino), Ruan Menegues (violino), Gabriel Carlin (viola) e Davi Gabriel (violoncelo), o grupo tocará um repertório composto por obras de Heitor Villa-Lobos, Felix Mendelssohn Bartholdy e Orlando Fagnani, que dá o nome ao conjunto.

Esta é a segunda apresentação do quarteto, que debutou no Conservatório Carlos Gomes, local onde eles se conheceram e se uniram. “Lá, tocamos o ‘Quarteto Nº 2’, de Mendelssohn, depois o ‘Quarteto Nº 1’, de Villa-Lobos, e também o ‘Ponteio’, do Orlando, peça que abre o concerto e é maravilhosa. Vamos repetir esse repertório agora no MIS”, destaca o violinista Paulo Arroyo. O músico explica que os quatro ensaiam de três a quatro vezes por semana — fora os ensaios de outros grupos que participam — para alcançar a execução adequada para as complexas peças. “Elas exigem um alto nível de proficiência e de tempo de aperfeiçoamento”, completa. 

Os quatro fazem parte da Orquestra do Conservatório Carlos Gomes também. “Decidimos nos juntar como um quarteto para homenagear Orlando Fagnani, que é um compositor campineiro com obras maravilhosas para piano. Infelizmente, não há nenhuma para quarteto de cordas, mas estamos adaptando várias delas. Ele tem uma ligação forte com o Conservatório (onde foi professor) e, em colaboração com dona Léa Ziggiatti, compôs a Cantata da Primavera”, explica Paulo, sobre o tributo. 

O QUARTETO

Paulo Arroyo iniciou sua jornada na música aos 14 anos de idade com o professor Alan Michel na cidade de São José do Rio Preto. Participava de aulas de música e da orquestra jovem no projeto social Camerata Jovem Beethoven. É bacharel em Música pela Unicamp, professor em cursos técnicos do Conservatório Carlos Gomes e atua na Orquestra Sinfônica de Indaiatuba e na Filarmônica de Patos de Minas. 

Ruan Menegues, também violinista, iniciou seus estudos em música aos 15 anos em Campinas com Silas Simões, diretor artístico do Conservatório Carlos Gomes, onde se formou em um curso técnico. Participou de festivais na Unicamp e em cidades da região. 

O violonista Gabriel Carlin iniciou os estudos no âmbito religioso e, depois, fez sua especialização no instrumento com orientação de professores renomados, entre eles: Matheus Santos, Edmur Mello, Samuel Lima e Valdeci Merquiori. 

Já o violoncelista Davi Gabriel, nascido em São Paulo, iniciou na música cedo, aos 6 anos, no Conservatório Santa Marcelina. Participou do Projeto Guri e fez parte de algumas Orquestras, inclusive assumindo a posição de chefe de naipe da OSJI — Orquestra Sinfônica Jovem do Interior, da Orquestra dos Patrulheiros de Campinas e do Grupo de Referência de Jundiaí. Está cursando Música na Unicamp. 

PROGRAME-SE

Show Quarteto Fagnani

Quando: quarta-feira (17/04), às 19h

Onde: MIS Campinas na Rua Regente Feijó, 859 Centro, Campinas

Entrada gratuita

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por